Procurador federal Reinaldo Gueiros percorre do litoral ao Sertão
Esta semana, ele estará em 4 cidades - Garanhuns, Abreu e Lima, São José do Egito e Petrolândia - para conversar com advogados sobre Quinto Constitucional/Reinaldo Gueiros - Foto divulgação |
Na reta final de campanha para disputar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pelo Quinto Constitucional, o procurador federal Reinaldo Gueiros percorre, esta semana, pelo menos quatro cidades, do litoral ao sertão pernambucano.
Conforme a agenda, nesta segunda (04/11), Reinaldo estará em Garanhuns, no Agreste. Na terça-feira (5), é a vez de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A partir da quarta-feira (6), o advogado percorrerá São José do Egito, no Sertão, e Petrolândia, na região do Vale do São Francisco. Na semana passada, ele esteve em Ouricuri, Floresta, Araripina e Serra Talhada.
Com 31 anos de experiência nas áreas pública e privada, o candidato está engajando a categoria para a votação do Quinto Constitucional. A eleição ocorre dia 18 deste mês. Em Pernambuco, são 45.054 profissionais do Direito, segundo a OAB.
Critérios
Previsto na Constituição, o cargo de desembargador selecionado por meio desse processo é ocupado por advogados e integrantes do Ministério Público mesmo sem terem carreira na magistratura. Entre os critérios para se candidatar a uma vaga destinada ao Quinto, é preciso ter, no mínimo, dez anos de atuação no exercício profissional, possuir notório saber jurídico e reputação ilibada.
Quem é Reinaldo Gueiros
Reinaldo Gueiros é pós-graduado em Processo Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trabalhou em escritórios e, na década de 90, abraçou a carreira na advocacia pública. Como procurador federal, já atuou em órgãos como Incra, Sunab, Procuradoria Regional Federal da 5ª Região e Ministério do Esporte e Turismo.
Entre 2018 e 2024, foi procurador regional do Incra e, em parte desse período, chegou a ser designado como superintendente regional adjunto do órgão. Representando o Incra, também integrou a Comissão Estadual de Acompanhamento dos Conflitos Agrários em Pernambuco.