Capibaribe Festival: Cultura e Sustentabilidade em prol das Águas do Capibaribe


O Capibaribe Festival, o maior evento ambiental de Pernambuco, está de volta com uma rica programação cultural e de sustentabilidade. Com o tema "Um rio de possibilidades", o festival ocorre entre os dias 21 e 29 de setembro e tem como objetivo central despertar a conscientização da população sobre o cuidado com o rio Capibaribe. Entre as diversas atividades, a Conferência Água+ se destaca, reunindo profissionais e ativistas ambientais de diversas partes do Brasil, nesta quarta-feira (25), a partir das 8h30, no Vão do Cais do Sertão, no Bairro do Recife.



A Conferência Água+ contará com a participação de nomes importantes como a meteorologista Ayobami Badiru, o urbanista Zeca Brandão e a professora Thaís Guimarães. Juntos, eles irão debater temas como a gestão e preservação da água e o convívio harmonioso entre pessoas e recursos naturais. A programação inclui mesas-redondas sobre inovação em cidades inteligentes, desenvolvimento urbano, educação e sustentabilidade.

Além dos debates e palestras, o festival também promove uma série de ações práticas, como a limpeza do rio, plantio de mudas e o Ideathon, uma maratona de ideias voltada para soluções sustentáveis. A feira de economia circular também será uma atração, com produtos e iniciativas sustentáveis.


O evento se encerra no dia 28 de setembro com uma programação musical especial. O destaque será o Floco, um bloco carnavalesco fluvial que navegará pelo Capibaribe ao som do frevo da Orquestra Combo, com saída do Marco Zero. O palco principal, montado na Avenida Rio Branco, receberá apresentações de artistas como Joyce Alane, Maria Pagodinho e a cantora francesa Clair, oferecendo ao público um espetáculo que mistura ritmos locais e internacionais.

De acordo com Duda Carvalho, produtora do festival, o grande objetivo do evento é democratizar o conhecimento sobre sustentabilidade e questões ambientais. "Queremos tornar acessível esse conhecimento, para que todos possam participar desse movimento sustentável", afirmou.



O Capibaribe Festival já demonstrou seu impacto nas edições anteriores. Em 2023, o evento mobilizou 5 mil pessoas diretamente, recolheu 450 quilos de resíduos do Capibaribe e gerou 160 empregos diretos. Para este ano, a expectativa é ainda maior, com a previsão de impactar 10 mil pessoas diretamente, recolher 500 quilos de resíduos e gerar 260 empregos.

O evento é uma celebração da cultura e da sustentabilidade, trazendo uma mensagem poderosa sobre a importância do cuidado com os recursos naturais, especialmente com as águas do rio Capibaribe, um símbolo da cidade do Recife.


Programação - Conferência Água+ - No Vão do Cais do Sertão
Nesta quarta-feira (25 de setembro)


Palco Capibaribe

8h30 - Credenciamento
9h30 - Abertura e lançamento de selo ambiental em parceria com os Correios
10h30 - Mesa 1: Inovação e Tecnologia para Cidades Inteligentes
13h30 - Mesa 2 : Habitação e Desenvolvimento Urbano
14h30 - Mesa 3 : Educação, Juventude e Coletivos
15h30 - Mesa 4: Horizontes Sustentáveis - Conexões Globais e Locais
16h30 - Encerramento


Sala Beberibe


10h30 - GT de Pesquisas
14h00 - Minicurso: Monitoramento de água e do ar em Pernambuco
15h10 - Oficina: Arte Sustentável

Fotos: Divulgação