Startup promove digitalização do polo de moda de Santa Cruz do Capibaribe
Crédito: Divulgação Petina |
Após liderar o processo de digitalização de um dos maiores polos de moda do Brasil, o Brás, a startup Petina Soluções Digitais, agora mira em um dos maiores polos de moda do Nordeste, o Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, 70% das MPEs brasileiras usam ferramentas digitais para vender. Um dos segmentos que mais ganhou força migrando os negócios físicos pelos digitais, principalmente nos últimos três anos, foi o setor de moda.
“Queremos abrir um escritório no Moda Center e promover a digitalização dos lojistas da região, levando tecnologia para que o varejo físico migre de forma sustentável para as vendas digitais via marketplace, com boa margem de lucro e competitividade”, explica Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina.
Localizado em Santa Cruz do Capibaribe - PE, o Moda Center é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. São mais de 10 mil pontos comerciais, entre boxes e lojas, sendo a grande maioria pequenos empreendedores. A previsão da empresa é que ainda este mês seja feito um mapeamento dos lojistas interessados em digitalizar suas operações, para que a unidade comece a operar até o final do semestre.. Nos serviços oferecidos pela Petina estão incluídos não apenas o cadastro e a fotografia profissional dos produtos oferecidos, mas também ajuda para precificação, promoções, além de toda a operação logística, com armazenagem, despacho e comunicação com o consumidor.
Santa Cruz do Capibaribe é o 3º município que faz parte do Polo de Confecções do Agreste. O Moda Center, principal ponto onde são comercializados os produtos, conta com mais de 120 mil m² de área construída.
Startup cresceu 40% em 2023
A Petina está em franca expansão, com crescimento de 40% em 2023, e meta de expandir mais 50% até dezembro. “Estamos extremamente satisfeitos com nosso desempenho nos últimos anos, que supera o do setor. Por conta disso, a nossa projeção de faturamento para 2024 é de cerca de R$ 45 milhões. Nosso crescimento é impulsionado principalmente por nossa atuação em moda”, diz.
A Petina já atendeu mais de 600 clientes de diversos segmentos, fornecendo serviços de gestão e mentorias. Embora o setor de moda seja a maior aposta da empresa - que atualmente conta com mais de 250 clientes do setor - Rodrigo Garcia enfatiza que o foco principal é na operação e vendas em marketplaces, independentemente do segmento.
Sobre a Petina- Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 600 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Nike, Scala, Lupo, Guess, Puket, entre outras. Eleita melhor consultoria pelo Mercado Livre em 2021 e 2022. Responsável pela gestão de mais de R$ 60 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é apoiar as empresas na digitalização do negócio com foco em performance em vendas com eficiência operacional.