Confira alguns cuidados e medidas para evitar lesões ou doenças no sistema digestivo com o Dr. Diógenes Vasconcelos
Especialista explica que bebidas alcoólicas e gaseificadas podem causar problemas no fígado e esôfago |
O fígado é um dos órgãos mais essenciais do corpo humano. É através dele que nosso organismo armazena e produz diversas substâncias importantes para o corpo e também filtra substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais à saúde. O médico Diógenes Vasconcelos, gastro-hepatologista, dará dicas e orientações sobre os cuidados do fígado e demais organismos do sistema digestivo.
O especialista comenta quais formas de alimentação e quais refeições podem desenvolver doenças como, gastrite e outras patologias. “O estômago faz parte dos órgãos que compõem o tubo digestivo. Ele pode ser afetado por várias situações, dentre elas, algumas comidas mais ácidas, frituras, comidas à base de cafeína, alimentações condimentadas atrapalham e algumas medicações como anti-inflamatório. Assim como, o álcool e o tabagismo, são os principais irritantes do estômago”, explicou o Dr. Diógenes.
Segundo o médico gastro-hepatologista o refluxo pode causar inflamação no esôfago. “Todo mundo tem um pouco de refluxo, o “refluxo fisiológico”, mas se isso aí aumentar devido à alimentação, comer com rapidez, após a refeição ir deitar, ou a pessoa tiver hérnia de hiato, tudo isto pode provocar uma inflamação no esôfago. Pode causar “esofagite erosiva” e o refluxo é um dos causadores dessa inflamação”, frisou o especialista.
Diógenes Vasconcelos orienta sobre se alimentar com comida quente e após a refeição ir tomar água gelada, pode provocar algum mal à saúde. “Na verdade o que pedimos é que durante a alimentação não se ingira uma certa quantidade de líquido. Pois prejudica principalmente o acúmulo de ar que entra. Então a produção de gases aumenta e atrapalha. Principalmente aqueles líquidos mais gelados, que deixam mais lento a digestão do alimento”, ressaltou o médico.
Bebidas gaseificadas podem prejudicar a saúde do sistema digestivo, como explica o Dr. Diógenes. “Bebidas gaseificadas não combinam com o estômago. Porque o meio do órgão tem o PH baixo e fica mais ácido e quem tem tendência a ter algum tipo de lesão pela acidez, realmente pode causar alguma lesão. Então esta história de tomar uma bebida com gás para melhorar é uma cultura popular, mas não é indicado clinicamente”, comentou.
O médico listou quais problemas podem se desenvolver no fígado. “Na nossa região vimos muito o uso do álcool de forma exagerada. Observamos lesões no fígado durante o consumo da bebida. Outra situação é a esquistossomose, pois a Mata Norte é uma região onde as pessoas vivem em sítios e convivem com aqueles caramujos que transmitem a doença através das águas dos rios e açudes desses locais”, finalizou o especialista Diógenes Vasconcelos.