Qual a distância ideal para assistir TV? Oftalmologista explica

   Catarina Ventura pontua a distância ideal para cada tamanho de TV - Foto Divulgação



Você está insatisfeito com sua televisão e quer ter uma maior, aquela da promoção? Antes de fazer a compra, é preciso ter atenção a um ponto: o tamanho do ambiente onde o aparelho será instalado. Uma TV muito grande em uma sala pequena pode trazer, a longo prazo, problemas para a saúde dos olhos. A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, detalha cada ponto.

“Se olharmos uma TV grande a uma distância pequena, apesar de ter uma boa visão da imagem, é possível que você sinta incômodo ao ter que ficar movimentando os olhos de um lado para o outro. Já nos casos da TV longe, apesar de ter uma boa visão global da imagem, talvez seja preciso fazer um esforço exagerado para ver detalhes, o que pode acarretar em dores de cabeça em algumas pessoas”, explicou a oftalmologista do IOFV.

Com a tendência de venda de televisores cada vez maiores, enquanto as casas se tornam menores, principalmente em áreas urbanas, o cuidado precisa ser tomado. A oftalmologista Catarina Ventura pontua a distância ideal para cada tamanho de TV. Importante ressaltar que é um valor aproximado, e cada fabricante costuma destacar, no manual do aparelho, os números recomendados, variando as métricas entre as marcas.

DISTÂNCIA PARA CADA TAMANHO DE TV:
TV 32’’ – 1,8 metro de distância
TV 42’’ – 2,4 metros
TV 50’’ – 2,8 metros
TV 60’’ – 3,4 metros
TV 71’’ – 3,8 metros



MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO

Assim como acontece com outras telas, o tempo excessivo na frente da televisão pode causar miopia, hipermetropia e astigmatismo, para aqueles que assistem à TV sem o uso de óculos. Miopia é a condição em que os olhos enxergam objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os que estão longe.

A hipermetropia ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize, na retina, os objetos colocados próximos ao olho. Já o astigmatismo prejudica a visão dos objetos que estão longe e causa fadiga no uso prolongado da visão em atividades de perto, por exemplo, leitura, escrita e no uso do computador.
--