Fenearte Cidadania terá horário prolongado neste final de semana
Foto Wesley D'Almeida |
O espaço Fenearte Cidadania, do Governo de Pernambuco, funcionará em horário prolongado desta sexta-feira (17) até o próximo domingo (19), últimos três dias da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O equipamento, voltado à prevenção de casos de trabalho, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, estará aberto das 10h às 22h, disponibilizando uma programação diária de atividades lúdicas, culturais e educativas. O foco é atender crianças em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos que estiverem na feira ou no entorno do Centro de Convenções, em Olinda, onde ocorre o evento.
A proposta é desenvolvida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e faz parte das ações dos programas Atenção Redobrada, coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, e de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Executiva de Assistência Social. Há ainda a parceria com a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, que está promovendo oficinas educativas. A capacidade diária de atendimento é de 60 pessoas.
“Estamos com essa iniciativa em mais esta edição da Fenearte. Além de proteger e atuar retirando a criança e o adolescente do trabalho infantil e de outras situações que geram violações, o espaço de proteção tem o objetivo de promover a garantia de direitos desse público e ofertar atividades que promovam a integração social, cultura e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas”, avalia o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.
O gerente estadual de Políticas para Criança, Macdouglas de Oliveira, que coordena a atuação da Fenearte Cidadania, explica que as equipes técnicas têm feito abordagens sociais para identificar práticas de violação de direitos e sensibilizar pais ou responsáveis sobre os perigos. “A Fenearte Cidadania recebe o público por demanda espontânea. Pais que estiverem trabalhando no local podem encaminhar os filhos. Nosso objetivo principal é reduzir o número de crianças e adolescentes vendendo produtos no entorno da feira, para evitar as situações de risco social que essas práticas geram. Atuamos identificando esses casos”, afirma.
Para a realização da Fenearte Cidadania, também foram firmadas parcerias com as secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer, Educação e Esportes e Saúde, com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), com as empresas Cabo de Guerra e Capriche, com as prefeituras de Olinda e do Recife e com a Associação de Bombeiros Civis de Olinda. O público pode encontrar o espaço na área onde ficam os auditórios do Centro de Convenções, próximo à rampa de acesso ao local.
ATENÇÃO REDOBRADA – O programa estadual Atenção Redobrada desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento à exploração e abuso sexual, consumo e venda de bebidas alcoólicas e outras violações dos direitos das crianças e adolescentes. Atua com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, por meio de campanhas educativas e formações com profissionais de diversas áreas, além de desenvolver espaços de proteção nos grandes eventos do Estado.
PETI – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo Federal, busca retirar crianças e adolescentes do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante e incluí-los, junto à família, em ações socioassistenciais que garantam direitos, cidadania e inclusão social. Pernambuco possui 68 municípios com a gestão do PETI.