Governo do Estado vai discutir temas em torno da igualdade racial em evento nesta quarta-feira (10), no Cais do Sertão
O Novembro da Consciência vai explorar os desafios de ser negro no Brasil e dar visbilidade às histórias de ascensão de pessoas pretas. O evento marca o mês da Consciência Negra
Para marcar o mês de Consciência Negra e gerar visibilidade as questões que envolvem a negritude, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) vai promover um debate sobre igualdade racial, combate ao preconceito, desafios de ser negro no Brasil e racismos institucional e estrutural, além de exaltar histórias de ascensão de pessoas pretas. O Novembro da Consciência, que traz como tema "Negros em movimento, uma luta de todos e todas", vai acontecer nesta quarta-feira (10), às 14h, no auditório do segundo andar do Centro Cultural Cais do Sertão, no bairro do Recife.
Na programação de palestras, serão discutidos temas como a importância da construção de leis a partir da realidade da população negra, os desafios da mulher negra na sociedade atual e o trabalho escravo, além de dar visibilidade a histórias com protagonismo de pessoas pretas. "O evento vai trazer informação e conhecimento para a população em geral, mas principalmente vai promover o diálogo entre a gestão estadual e o movimento negro. Com a discussão das problemáticas atuais que impactam a população negra no Estado, o encontro também vai garantir a escuta qualificada. O objetivo desse momento é ter o embasamento necessário para construir de forma coletiva políticas públicas que fortaleçam a política estadual de igualdade racial", pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.
O evento terá ainda a apresentação cultural do Afoxé Ará Omim, grupo que desde 2014 difunde a cultura e religião africana através de performances culturais e com a promoção de atividades de arte e educação. A secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra, destaca que o Novembro da Consciência marca um grande encontro de lideranças negras, intelectuais do segmento e os povos de comunidades tradicionais com o Governo do Estado. "Novembro é tempo de valorizar as tradições e costumes africanos e lembrar e reforçar a luta, que ainda deve ser constante, afinal, o racismo na sociedade ainda se faz presente. O Novembro da Consciência é mais um processo de conscientização dos valores trazidos e fincados pelo povo preto nesta sociedade. Hoje é um dia de luta, mas também de compromisso e esperança", pontua a gestora.
Confira abaixo a programação do Novembro da Consciência:
14h - Apresentação cultural do Afoxé Ará Omim
14h30 - Mesa de Abertura
15h - Início das Palestras
Palestra I: A construção de uma nova legislação a partir do povo negro | Thiago Nagô, advogado e ativista
Palestra II: A mulher negra e seus desafios | Lúcia dos Prazeres, ialorixá
Palestra III: A Justiça é uma Mulher Negra | Chiara Gomes, procuradora federal
Palestra IV: Trabalho escravo e o povo negro | Dalva Cabral, procuradora do Ministério Público de Pernambuco
Palestra V: Protagonismo negro na justiça | Westei Condey, promotor do Ministério Público de Pernambuco
Serviço | Novembro da Consciência
Data: 10 de Novembro de 2021
Horário: 14h às 17h30
Local: Auditório do 2º andar do Museu Cais do Sertão
Endereço: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife