Quarteto Pernambuco e Isadora Melo no Música no Palácio neste domingo (10)
Choro, frevo, baião e valsa dão ao tom à manhã de domingo no Palácio do Campo das Princesas. A sede do Executivo do Estado é palco para o Quarteto Pernambuco, dentro da programação do Música no Palácio, promovido mensalmente no local pelo Conservatório Pernambucano de Música, escola vinculada à Secretaria de Educação e Esportes. A apresentação é aberta ao público e começa às 10h.
“O Quarteto Pernambuco tem a formação clássica do regional de choro, a mais tradicional formação de câmera da música brasileira, com violão de 7 cordas, bandolim, cavaquinho e pandeiro. Uma apresentação como essa é interessante por trazer um repertório autenticamente pernambucano, que dialoga com as escolas de choro do Sudeste e apresentar ao público uma música que dificilmente seria ouvida pelas plataformas digitais. E ainda por ser feita por músicos de diversas gerações, que utilizam a mesma linguagem, unindo experiência e juventude”, ressalta a gerente geral do Conservatório, Roseane Hazin.
Criado em 2018, com o intuito de tocar um repertório com ênfase em compositores pernambucanos, o Quarteto desenvolve sua carreira sob a influência do convívio musical com mestres da música do Estado, a exemplo dos já citados Capiba e Inaldo Moreira, além do compositor Jacaré e da Orquestra de Cordas Dedilhadas. O grupo e formado pelos professores da escola de música Maíra e Moema Macedo e Bozó 7 Cordas, além do percussionista Júnior Teles, que investem ainda em composições e arranjos próprios, explorando a riqueza do chorinho.
“Há um ano e meio seguimos com o Quarteto, que é um laboratório que fazemos com compositores locais, como Dominguinhos, Capiba, Inaldo Moreira e Jacaré, que foi um cavaquinhista bem importante da cena. Nossa base é bandolim, cavaquinho, violão de 7 cordas e pandeiro, fazendo música pernambucana. Nesta apresentação abrimos espaço também para Ary Barroso”, revela Maíra.
Em sua segunda apresentação no Música no Palácio, o Quarteto conta com a participação mais que especial da cantora Isadora Melo, que se firma como uma das mais belas vozes da nova cena pernambucana. “Isadora já fez outros trabalhos comigo e Moema, mas não para o Quarteto Pernambuco. Estamos felizes com essa oportunidade”, diz a instrumentista.
O repertório desta manhã musical traz obras de grandes nomes, a exemplo de Capiba (Valsa para a menina vestida de azul / Choro para Miguel Proença e Um choro para Guerra Peixe), Ary Barroso (Chorando), Rossini Ferreira (Na casa do Giba) e Maestro Duda (Chora Brasil). Ainda compõem o programa composições de Lindolpho Gomes Gaya, Inaldo Moreira e Copinha. Entre as autorais, A proposta é essa, assinada pelas irmãs Maíra e Moema, encerra a apresentação.
SERVIÇO
Música no Palácio: Quarteto Pernambuco.
Domingo, 10 de novembro, às 10h, no Palácio do Campo das Princesas
(Praça da República, S/N, Santo Antônio).
Entrada gratuita.