Ação no HMA marca Dia Mundia de Segurança do Paciente
No dia dedicado à segurança do paciente em todo o mundo, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, voltou suas atenções para, de uma forma lúdica, orientar colaboradores e usuários sobre os indicadores de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nessa terça-feira (17), integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente e setores como Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH) e Enfermagem do HMA percorreram a unidade de saúde e questionaram funcionários sobre as 6 metas de segurança que visam reduzir danos ao paciente causados por erros, procedimentos incorretos e outros desvios no atendimento.
A abordagem teve início pela manhã, no setor de Internamento, nos 4º e 5º andares do hospital. Colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal da segurança, entre outros, jogavam um dado com os números das metas de segurança e em seguida respondiam a questões sobre a meta sorteada. Os acertos davam direito a brindes, como forma de estimular a prática de segurança do paciente. “A dinâmica chama atenção e reúne funcionários para uma atualização de conhecimentos”, explicou a enfermeira Ana Neri, do Núcleo de Segurança do Paciente.
Foto/ Divulgação |
A atividade também atingiu acompanhantes de pacientes internados no hospital. A gerente da CCIH, Sandra Assis, orientou acompanhantes e familiares de pacientes presentes no horário da visita sobre a ação dessa terça-feira. Explicações sobre danos ao paciente e as metas de segurança foram repassadas. Também foi solicitado um apoio de todos no sentido de cumprir essas metas como forma de reduzir o risco de danos desnecessários associados à atenção à saúde. A atividade prosseguiu pelo hospital durante todo o dia.