Tendências e perspectivas da economia é tema de colóquio

Giovanni Prado, diretor executivo da Sicredi Pernambucred - foto Leandro Lima




A economia brasileira vive um novo momento e a maioria dos brasileiros está otimista com a retomada do crescimento, segundo apontam algumas pesquisas do mercado financeiro. De acordo com o mais recente boletim Focus apresentado pelo Banco Central, a expectativa de crescimento da economia para 2019 é de 2,30%, mais que o dobro do ano passado que registrou 1,1%, onde os economistas já sinalizavam um discreto crescimento. Mas, aonde devemos investir nosso dinheiro? Como escolher o momento certo e aproveitar as melhores oportunidades? E como aplicar corretamente o dinheiro que temos num bom negócio ou num bom investimento? Para analisar essas questões, a Sicredi Pernambucred promove, na próxima quinta-feira (14), às 19h30, no Spettus Boa Viagem, um colóquio sobre as novas tendências econômicas no Brasil, suas perspectivas e investimentos, neste ano de 2019. 

Diante do novo cenário político e econômico do país, trazido pelas eleições de 2018, o encontro reunirá quatro renomados especialistas do mercado para apresentarem suas visões e perspectivas sobre o futuro do Brasil. Farão parte da mesa de discussões, o jornalista e colunista de economia Fernando Castilho, a doutora em ciência política pela UFPE, professora universitária e comentarista política, Priscila Lapa, além do doutor em ciência política, jornalista e professor da Unicap, Juliano Domingues e o Diretor Executivo da Sicredi Pernambucred, Giovanni Prado. Cada um deles apresentará, individualmente, suas explanações sobre o tema, abrindo caminhos para os debates. Participarão do encontro um seleto público de convidados formado por executivos, empresários, investidores, economistas, administradores de empresas, servidores públicos, entre outros. 

Além de servir como fonte de informações para aprofundar o conhecimento sobre a atual conjuntura sociopolítico-econômica do país, o encontro apresentará dados de mercado e abordará o crescimento das cooperativas financeiras no Brasil, destacando as oportunidades que o cooperativismo financeiro vem apresentando a cada ano. “Acreditamos que o cooperativismo deve continuar sua ascensão, contribuindo de forma relevante para a geração de emprego e ampliando o nível de renda da população”, ressalta o Diretor Executivo da Sicredi Pernambucred, Giovanni Prado. 

Na avaliação de especialistas do setor, o cooperativismo também é apontando como um importante instrumento de desenvolvimento e transformação empreendedora. Pesquisas revelam que regiões com a presença efetiva de cooperativas apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhor que as demais localidades. Em setores como o agronegócio, que representa mais de 20% do PIB do país, quase 50% de toda a produção do campo passa pelas cooperativas. 

Apesar dos sinais de retomada da economia, o desemprego, mesmo em queda, ainda continua impactando no nível de endividamento dos brasileiros, bem como o acesso deles ao crédito saudável. Atualmente, 60,7% das famílias possuem dívida, sendo que, quase 10% não tem condições de quitar ou renegociar essas dívidas, segundo a última pesquisa da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

De acordo com Giovanni Prado, esse encontro servirá para avaliar o novo momento da economia, vislumbrando as tendências e perspectivas para escolhermos os melhores investimentos. “Vivemos em sociedade, e o direcionamento assertivo para novas alternativas de investimentos, que serão aplicados em atividades geradoras de renda da população local, contribuirá para o compartilhamento da riqueza gerada para esta mesma comunidade, produzindo um ciclo virtuoso na geração de novos empregos e do tão desejado crescimento econômico. Estejamos atentos as oportunidades”, salienta. 

SERVIÇO 
Colóquio: Novas Tendências Econômicas no Brasil, Perspectivas e Investimentos 
Quando: 14 de março, às 19h30, no Spettus Boa Viagem. 
Acesso: público convidado 


SOBRE A SICREDI PERNAMBUCRED – Atua no mercado cooperativista desde 2000 e é uma das 116 cooperativas filiadas ao sistema Sicredi, 1ª Instituição Financeira Cooperativa do Brasil e referência internacional pelo modelo de atuação em sistema cooperativista, que permite ganhos em escala e aumenta o potencial de desempenho no mercado financeiro. A Sicredi atua no mercado há mais de 115 anos e hoje está presente em 22 estados e no Distrito Federal com mais de 1.600 agências, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros aos seus mais de 4 milhões de associados. 

A Sicredi Pernambucred conta com 10 agências de atendimento espalhadas pelo Grande Recife, Caruaru, Salgueiro e Petrolina; com mais de 16 mil associados. Foi eleita pelo terceiro ano consecutivo como uma das melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco, pela edição do “Great Place to Work – GPTW”. A instituição oferece soluções para os mais variados perfis de investidores, aliando segurança, liquidez e rentabilidade. Disponibiliza para os associados investimentos em poupança, renda fixa, previdência e fundos de investimentos, com até 250 mil reais protegidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCOOP). 

Em 2018, a Sicredi Pernambucred captou mais de 182 milhões em aplicações financeiras, o que representa um crescimento de 20%; alcançando mais de 73 milhões em patrimônio líquido, aumentando 29% em relação ao exercício anterior; e estabelecendo uma solidez financeira de mais de 343 milhões em ativos totais, uma evolução de 23%. 

De acordo com o seu Diretor Executivo, a Sicredi Pernambucred cresce junto com seus associados. “Oferecemos um relacionamento próximo e diversos produtos financeiros como: conta corrente, crédito consignado, cartão de crédito e débito, cheque especial, consórcios e seguros, todos com as taxas e tarifas que mais se adequam ao perfil do nosso associado. Também disponibilizamos serviços de internet transacional, mobile banking e contamos com uma central de relacionamento com atendimento personalizado”, explica Giovanni Prado. Ainda segundo ele, a empresa possui excelente classificação nos ratings da Moody’s, Fitch Ratings e S&P Global, o que comprova a sua solidez financeira. 

“Um dos nossos diferenciais é o modelo de gestão democrática composta pelos próprios associados em Assembleias. São nesses espaços que os associados exercem papel de dono do negócio, participando diretamente das decisões que afetam seus investimentos e sua comunidade. Além disso, investimos em programas e ações nas comunidades, gerando vínculos de confiança e reciprocidade que impactam positivamente no negócio estimulando a geração de renda e o crescimento sustentável, com maior oferta de empregos, produtos locais e desenvolvimento econômico”, ressalta. 

Dessa forma, o associado pode investir cada vez mais recursos na Sicredi Pernambucred. O processo de desenvolvimento conjunto da cooperativa, do associado e da comunidade recebe o nome de Ciclo Virtuoso da Sicredi Pernambucred.