29 de outubro: Dia Mundial de Combate ao AVC
Educador Físico Lúcio Beltrão alerta sobre medidas preventivas; cuidado com a saúde, mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos diminuem os riscos de acidente vascular |
No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, seis milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo vítimas do Acidente Vascular Cerebral. Indivíduos com altos níveis de colesterol LDL, histórico de hipertensão ou doenças cerebrovasculares na família estão no grupo de risco. A obesidade, o sedentarismo e os excessos em alimentos gordurosos, álcool e cigarro são fatores que ao longo dos anos vão aumentando os riscos de AVC, especialmente após os 50 anos. O ideal é cuidar da saúde desde cedo e realizar exames preventivos de forma regular.
O educador físico Lúcio Beltrão apresenta 10 fatores que são responsáveis por 90% do risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral), sendo o mais preocupante a hipertensão. Desses fatores, pelo menos cinco corresponde ao estilo de vida que o indivíduo adota: pressão alta, fumo, gordura abdominal, alimentação rica em gorduras e sedentarismo são responsáveis por 80% do risco de derrame cerebral. Os outros cinco são: consumo de álcool, diabetes, estresse, depressão e problemas cardíacos estão associados ao risco maior de desenvolver um AVC.
A atividade física além de propiciar a sensação de bem estar, melhora a autoestima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos e traz benefícios ao organismo. Se praticada de forma correta e disciplinada, os exercícios reduzem a gordura corporal e aumentam a massa muscular, além de diminuírem os níveis de açúcar no sangue e a melhora na capacidade pulmonar, aumentando o aproveitamento do consumo de oxigênio – consequentemente, o músculo cardíaco se torna mais forte.