Como as ideias podem ganhar asas
![]() |
O paulista Diogo Dutra do CAOS Focado com os consultores pernambucanos Larissa Maçães e Raul Ranauro Javales Júnior do Keen Lab na Livraria Cultura (Foto Divulgação).
|
A inovação estava concentrada antes nos grandes gênios e isto mudou nos dias de hoje, desta forma, a forma de criar e de desenvolver produtos, serviços, soluções e muitas outras agora atende um novo processo de trabalho, segundo o jovem especialista Diogo Dutra, CEO e fundador do paulista CAOS Focado, consultoria em Inovação e Design focada em auxiliar a alta gestão de empresas, governos e instituições.
Palestrante no evento Inovação e Conhecimento, realizado no auditório da Livraria Cultura, na última semana, o especialista comentou com os participantes que a inovação estava concentrada antes nos grandes gênios e isto mudou. "Estamos enfrentando problemas cada vez mais complexos. E esses grandes gênios têm dificuldade de alcançar este grau de complexidade. Não dá para fazer sozinho. E eis o start da cocriação, do trabalho compartilhado", frisou o especialista, convidado ao Recife pelo Keen Lab – Laboratório do Conhecimento ((http://www.keenlab.com.br/), afirmando que esta é a chave para a propagação de novos conhecimentos e da inovação.
O encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas interessadas em comunicação, empreendedorismo e conhecimento, contou ainda com a participação do consultor Raul Ranauro Javales sócio-fundador do Keen Lab (ao lado da especialista pela ColourMe de Londres, Larissa Maçães), preocupado com a discussão de questões que contribuam para o compartilhamento do saber para a inovação estratégica. "Melhoria contínua é fundamental e para isto é preciso pensar fora da caixa. E diante disto tempos a ideia da inovação, mas este conceito de Inovação disruptiva é algo que ninguém alcançou ainda", comenta o expert que é economista, engenheiro de sistemas com especialização em Estratégia, Business Intelligence, Gestão de Projetos.
Para ele que ainda ocupa a coordenação da Pós-Graduação da FGV São Paulo e ainda é diretor acadêmico do Institute of Performance and Leadership em São Paulo, uma nova forma de inovar está relacionada ao trabalho de coc-criação, uma mudança sensível que já estamos assistindo nascer no cenário global. "o mercado passa a ser um grande laboratório onde por meio do compartilhamento se gera valor com o uso de novas formas de interação, de combinações de ideias e conceitos e de aprendizagem. O conceito de Co-criação foi e é uma mudança direta na forma de inovar, onde as possibilidades são infinitas", enfatiza.