Comportamento do consumidor moderno é mutante

Palestra de Robert Kozinets/Foto Divulgação




"Algumas marcas se tornam um referencial forte, que abrem portas para outras marcas, e se tornam ícones do consumo, como é o caso da Abercrombie & Fitch, que além de ter seguidores, alavancou o conceito de loja 'experience'. Outro detalhe é o foco no segmento, ou seja, que público quero atingir e com isso gerar uma identidade, ter uma base estruturada que, podemos chamar de um DNA, ou seja, se sabe quando uma peça é daquela marca, ou quando não é mas tem nela a inspiração", comenta o consultor pernambucano Raúl Ranauro Javales Júnior da holding paulista TNVG – The New Venture Group", que participou da última edição do Encontro Internacional de Comportamento do Consumidor, no Theatro NET Rio.

O evento, realizado pelo Centro de Estudos em Consumo da COPPEAD, UFRJ, com o tema "Inovação, Mídias Sociais e a Pesquisa do Consumidor", trouxe especialistas em comportamento e tendências de consumo, como Robert Kozinets da York University, em Toronto, e Russell Belk (Marketing da Kraft Foods Canada e professor de Marketing e de Comportamento do Consumidor, também na Schulich School of Business. Ele defende que compras coletivas, uso compartilhado e outras tendências de comportamento de consumo transformam rapidamente o mercado. Sendo assim, a forma como consumimos músicas, filmes e educação já foi completamente transformada. E agora compartilhar, em vez de adquirir individualmente, tem sido uma opção crescente entre os usuários de transportes, por exemplo, seja para economizar ou melhorar as condições do trânsito. Uma questão bem atual e atual no cenário nacional, em meio ao caos dos deslocamentos urbanos das grandes cidades.

A questão é bastante oportuna uma vez que a questão ainda traz muitos desafios, e para tanto a holding paulista TNVG aposta em leque de cursos para ajudar profissionais a desvendar o perfil e os anseios dos consumidores, através da grade do Keen Lab (http://www.keenlab.com.br/), laboratório do conhecimento desenvolvido pelo grupo com o suporte de profissionais de peso nacional e internacional em diversas áreas. No foco das discussões está Neuromarketing, Netnografia e Antropologia do Consumo, por exemplo. 

Neste caso, é utilizada a aplicação da pesquisa neurológica para impulsionar vendas. Já em relação à Netnografia, utiliza-se este método de pesquisa qualitativa com ênfase no comportamento do consumidor digital, visando nova geração de insights e inteligência de negócios através do entendimento das mudanças e tendências dos hábitos e preferências de compra "on line" (desejos e demandas) para estabelecer estratégias de vendas mais focadas e acertivas. E na Antropologia do Consumo faz-se uma interpretação do consumidor no seu cotidiano por meio da análise de campanhas publicitárias e de cases reais de pesquisas antropológicas para melhor entendimento do seu comportamento.