Show neste sábado (17) terá participação especial de Bebeto, Maestro Lima Neto, Márcio Lomiranda, Luciano Magno, Nilsinho Amarante e Um Bloco em Poesia/Foto Divulgação
A compositora e intérprete pernambucana Adriana B, antes mais conhecida como Adryana BB, comemora 25 anos de carreira com a gravação do DVD "Pernambatuque Baile Moderno". O inédito show que será apresentado neste sábado (17), no Teatro Boa Vista, que também será um especial da TV Globo Nordeste, tem um roteiro pra ninguém ficar parado. "Festa" (Gonzaguinha), "Emoriô" (João Donato), "Chuva de Sombrinhas" (André Rio, Beto Leal e Nena Queiroga) e "Batendo Água" (Gilvandro Filho, Sonekka e Zé Edu) são algumas das músicas que constam na lista que a artista prefere manter em segredo.
As participações especiais são de importantes artistas. Do Rio, o cantor e compositor Bebeto, grande expoente quando o assunto é samba rock e swing, que vem ao Recife especialmente para gravar sua participação cantando com Adriana a canção "Menina Carolina" - um de seus maiores sucessos. Das Minas, o pianista Márcio Lomiranda, na música "Bola de Meia" (Milton Nascimento e Fernando Brant). Um Maranhense radicado no Recife há mais de 30 anos e que é maestro oficial do Galo da Madrugada, o Maestro Lima Neto que vai reger os frevos, o músico baiano Luciano Magno que vai tocar guitarrinha baiana em "Eu Também Quero Beijar" (Pepeu Gomes) e o pernambucano Nilsinho Amarante (da "A Trombonada") que vai executar a música "Mangueira" (Seu Jorge). É uma grande homenagem aos músicos e maestros que a cantora quer prestar em seu DVD.
"Um Bloco em Poesia" desfila em dois momentos, nos frevos de bloco "Bandeira Branca" (Max Nunes e Laércio Alves) e "Máscara Negra" (Zé Keti e Pereira Matos). O mestre Dorival Caymmi não poderia ficar de fora desse baile. No centenário do baiano, Adriana vai homenageá-lo com "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira Tem" (lvo Meirelles, Paulinho e Lula), samba enredo da Estação Primeira de Mangueira, de 1986 que com uma roupagem inusitada virou um afoxé.
Os figurinos e cenários são assinados por Leopoldo Nóbrega. Flores extravagantes, garridas e coloridas comportarão o palco. Os figurinos não serão revelados previamente, porém as jóias que a artista estará usando são assinadas pela craque Juliana da Fonte e promete surpreender. A designer está desenhando modelos exclusivos para a cantora. E como Adriana canta descalça, Juliana está preparando uma belíssima peça para ornar os pés da artista.
A noite de gravação do show "Pernambatuque Baile Moderno" vai ser de muita festa, ritmos, amigos e homenagens. Um grande sarau pra ninguém ficar parado. Sons do passado repaginados que vão oscilar com canções inéditas. E segundo Adriana B: "Não há nada melhor que um BAILE para comemorar uma festa e não podia ser diferente na comemoração dos meus 25 anos de carreira. A alegria dessa festa vai se estender a casa das pessoas e este é meu maior presente."
Mais sobre Adriana B: Desbravadora do maracatu no eixo Rio-São Paulo, Adriana radicou-se no Rio de Janeiro, em 1998, ajudando a formar o primeiro grupo de maracatu do sudeste, o Rio Maracatu, tornando-se a primeira mulher puxadora desse ritmo na região. No carnaval de 2010, organizou e puxou com sucesso estrondoso um cortejo na orla de Ipanema, RJ, para um público de 50 mil pessoas. E fez uma temporada de oito meses em casas de shows na cidade maravilhosa.
Na área da composição, Adriana B participou do CD Rio Maracatu Lapada, vencedor do Prêmio TIM, foi gravada pela cantora Mariana Baltar - CD também indicado ao prêmio TIM/2007 na categoria regional, e pela mineira Irah Caldeira. Como cantora participou de inúmeros CDs de coletâneas na temática nordestino-regional e nos álbuns dos compositores Zeh Rocha, Carlos Fernando, Janduyh Finizola e Herbert Lucena, este último, vencedor de 3 categorias no Prêmio da Música Brasileira, de 2012. Neste mesmo ano, Adriana inovou e colocou pela primeira vez o maracatu em um cortejo com trio elétrico no maior carnaval de rua do mundo, o Galo da Madrugada. E para marcar esse dia, compôs "Galo Negro", o 1º maracatu feito em homenagem ao bloco carnavalesco.
Em 2006, Adriana B lançou o projeto "Pernambatuque" dividindo a direção musical com o baterista Cassio Cunha e recebendo músicos como Paulo Rafael, Márcio Lomiranda e Alceu Valença. No ano seguinte, uma foto do show "Pernambatuque" foi escolhida como representante da música brasileira em nove países, na segunda edição do livro "The Brasilian Sound". Livro lançado em 2009, com uma entrevista com a artista no capítulo "The power of Maracatu". Em seus shows, no Rio de Janeiro, a cantora sempre recebeu grandes nomes da música de Pernambuco como Lia de Itamaracá, Dona Selma do Coco, as Filhas de Baracho, Silvério Pessoa e Edmilson do Pífano, entre outros e tornou-se referência também no São João carioca. O mesmo projeto foi feito no Recife, em 2011, com temporada em praça pública recebendo vários artistas, como Lia de Itamaracá.
Em 2008, Adriana estreou seu novo show "Adriana B 20 anos", no Recife, durante o carnaval. A partir do repertório desse show, gravou no dia de São João, o seu primeiro CD ao vivo "Do Barro ao Ouro" na Sala Muncipal Baden Powell - Copacabana, RJ, pelo selo independente Saladesom. No ano seguinte, O álbum foi lançado com inéditas de Paulo Cesar Pinheiro, João Lyra, Geraldo Azevedo, Geraldo Amaral, Daniel Gonzaga e Irinea Maria Ribeiro, entre outros. Adriana faz questão de definí-lo como: "Popular com a qualidade que o povo merece!"
No carnaval de 2014, a artista mais uma vez inovou e mostrou um show de sambas antológicos, tais como "Pega no Ganzê", de 1949, da Vila Isabel, "Domingo", de 1977, da União da Ilha - escolas de samba do Rio de Janeiro, e composições inéditas, nos principais palcos do Recife. E também levou seu trio elétrico pela segunda vez ao o Galo da Madrugada, o maior carnaval de rua do mundo.
SERVIÇO:
Show de gravação do DVD de Adriana B
Neste sábado (17), às 20h
Local: Teatro Boa Vista (Rua Dom Bosco, 551, Recife-PE (ao lado do colégio Salesiano)
Telefone: (81) 2129-5961
Preço: R$ 40,00
Classificação: Livre
|