A triste doença de Parkinson
![]() |
Foto/ Google Imagem |
O mal de Parkinson é uma doença neurológica que causa tremor, rigidez, lentidão dos movimentos e alteração do equilíbrio. De acordo com o neurocirurgião Dr. Ronaldo Menezes, do Hospital Jayme da Fonte, o Parkinson é uma doença neurológica, sem causa conhecida, que atinge cerca de 2% da população. Estima-se que no Estado de Pernambuco existam aproximadamente 180.000 portadores da doença. Ela acontece quando há a degeneração de neurônios que contém dopamina (substância química responsável por transmitir mensagens entre as células nervosas e realizar os movimentos).
A doença se desenvolve, geralmente, entre os 55 e 65 anos de idade, mas também pode ocorrer em adultos jovens. Caso não seja tratado, o mal de Parkinson se agrava com o tempo. O neurocirurgião explica que ainda não existe cura para a doença, mas é possível controlar os sintomas com devido o tratamento. “O tratamento é variável de acordo com o paciente e pode ser feito com medicamentos que aumentam os níveis de dopamina no cérebro; fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, apoio psicológico ou até mesmo com intervenção cirúrgica”, afirma Dr. Ronaldo.
A cirurgia é uma opção para pacientes que apresentam um quadro avançado da doença. “Existem dois tipos de cirurgia: cirurgias ablativas (Palidotomia), que consiste em fazer uma pequena lesão cerebral, minimamente invasiva, que alivia os sintomas da doença; e a estimulação cerebral profunda (DBS), um procedimento que introduz eletrodos que emitem sinais elétricos para a região cerebral responsável pelo controle dos sintomas motores e fica acoplado a um gerador de pulsos implantado sob a pele, tal como um marcapasso cardíaco" explica o neurocirurgião, que é especialista neste tipo de cirurgia pela USP.
Os sintomas são suaves no início e incluem movimentos diminuídos, posição inclinada, tremores nos membros em repouso ou ao erguer braço e perna, dificuldade para começar ou continuar um movimento, tremores que desaparecem durante o movimento, falta de equilíbrio, dores musculares, entre outros que se agravam sem o tratamento. É importante procurar o médico ao perceber os primeiros sinais da doença. O Ministério da Saúde disponibiliza, através do SUS (Sistema Único de Saúde), os medicamentos necessários e, eventualmente, o tratamento cirúrgico, para o tratamento da Doença de Parkinson.
SERVIÇO:
Hospital Jayme da Fonte
Endereço: Rua das Pernambucanas, 167, Graças. Fone: (81) 3416.0000
|
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.
|