Pequeno Encontro da Fotografia abre inscrições para oficinas

Foto/Divulgação


Atenção fotógrafos e estudantes de fotografia! Estarão abertas desta terça-feira (02) a 14 de abril, as inscrições para as três oficinas e leituras de portfólios que fazem parte da programação da 2° edição do Pequeno Encontro da Fotografia, que será realizado entre os dias 21 e 24 de maio, no Sítio Histórico de Olinda. O evento, projeto aprovado pelo Funcultura, dedicado à promoção do diálogo entre variadas linguagens e mídias no campo da fotografia, irá movimentar o circuito local e nacional trazendo nomes importantes da fotografia contemporânea. 

Durante quatro dias, o evento contará com uma intensa programação de palestras, oficinas, exposições, expedição fotográfica, lançamentos de livros, entre outras atividades, proporcionando um diálogo entre o público interessado (participantes), moradores da cidade e fotógrafos daqui e de vários outros estados brasileiros, fortalecendo, assim, organicamente, a rede criativa da Fotografia no Brasil.

No total, serão três oficinas (Pedro David/MG, João Urban/PR e Ricardo Hantzschel/SP) e mais uma data reservada para a leitura de portfólios – com os fotógrafos João Urban e Patrícia Gouvêa/RJ. 

OFICINAS - o curitibano João Urban, especialista em fotografia documentária, paisagens naturais, urbanas e retratos; dará uma oficina sobre “a presença do retrato na fotografia documentária” com projeções comentadas de trabalhos de fotógrafos que são referências na sua carreira. A oficina acontece durante as tardes dos dias 2, 3 e 4/04. 

A segunda oficina será ministrada pelo mineiro Pedro David, entre os dias 4 (manhã e tarde) e 5/04 (apenas manhã). A oficina de David irá abordar a apresentação de conceitos e trabalhos de fotografia contemporânea, trabalhando questões como o universo da fotografia e artes visuais; viabilização e elaboração de projetos, execução, finalização e montagem. 

A terceira oficina será dada pelo fotógrafo Ricardo Hantzschel (SP), nos dias 2, 3 e 4/04, também às tardes. Ricardo há sete anos integra o premiado projeto Cidade Invertida, coletivo formado por fotógrafos, educadores e artistas com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos. Na oficina, o trabalho de edição de imagens, a partir e dinâmicas de grupo e jogos de edição. 

LEITURA DE PORTFÓLIOS - A manhã do dia 03/04 será toda reservada para a leitura de portfólios com os fotógrafos João Urban e a carioca Patricia Gouvêa, artista visual que trabalha com fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Seu trabalho prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa.

Para fazer sua inscrição, os interessados devem preencher o formulário disponível nos links: 


Oficinas: 


Pequeno Encontro da Fotografia/coordenação:

O título passa por uma homenagem ou citação ao importante texto de Walter Benjamin, “Pequena história da fotografia”. Mas pensamos que faz mais que isso, que carrega consigo ingredientes valiosos para o que se pretende com o evento. 

Fotos/Divulgação
A fotografia é feita de encontros. Acreditamos nisso e no potencial da fotografia para promover novos encontros. Encontro de pessoas, de sonhos, de vontades, de mudanças. Encontros que se fazem no cotidiano, nas coisas simples, nos diálogos, nos afetos. Encontro de acolhimentos, de amizades, de trocas, de aprendizados. 
A fotografia é o que nos une, mas não apenas como um tema de interesse comum, mas por sua potencialidade para promover trocas cotidianas. Uma linguagem rica nos desdobramentos e que, por isso mesmo, precisa ser refletida, discutida, debatida. Uma linguagem que pode promover mudanças individuais e coletivas, mas que também é utilizada a serviço do reforço de preconceitos e estigmas. 

O Pequeno Encontro da Fotografia se propõe a promover um espaço para vivenciarmos essa linguagem, em toda sua pluralidade e riqueza, como possibilidade de troca e de aprendizagem. Queremos promover encontros entre aqueles que fotografam, compreendidos aqui todos os que pensam, refletem, aprendem, compartilham, conversam e brincam fotografia. Um espaço que possibilite o acolhimento e a troca em torno desta linguagem que nos une.