Mostra de cine boliviano no Instituto Cervantes nesta quinta-feira (20)
![]() |
Foto/ Google Imagem |
Um diálogo com a produção cinematográfica boliviana atual é a proposta da Mostra de Cinema Boliviano que acontece nesta quinta-feira (20), no Instituo Cervantes do Recife. A entrada é gratuita e as projeções começam a partir das 19h, no primeiro andar do Instituto.
A mostra é fruto de uma parceria entre o projeto La Mirada del Cine Pernambucano e o Instituto Cervantes do Recife. Serão exibidas sete produções atuais, agrupadas em dois blocos. Após cada bloco, haverá um momento para comentários mediado pelo professor boliviano Jorge Daniel Marchant e pela idealizadora do projeto, a jornalista Amanda Nascimento. Na primeira parte os filmes mostram o tema da migração e da desintegração familiar, tanto da perspectiva dos que ficaram como dos que migram buscando um futuro melhor acabam tendo que conformar-se com uma vida de sobrevivência, sem as oportunidades que sonharam. O segundo bloco ilustra o folclore e as festas tradicionais, como o personagem “El Pepino” e os sacrifícios carnavalescos pré-colombianos.
O projeto La Mirada del Cine Pernambucano busca facilitar o diálogo cultural entre a produção cinematográfica do estado e a dos países da América Latina. Os filmes da mostra boliviana foram exibidos em 2013, no IV Bolivia Lab, em La Paz, um evento voltado para o desenvolvimento da cadeia produtiva cinematográfica. O projeto La Mirada participou com 11 curtas pernambucanos, a convite Embaixada do Brasil na Bolívia e do Itamaraty, e a curadora, Amanda Nascimento, recebeu a autorização para exibir as produções bolivianas no Brasil.
Segundo Amanda, Pernambuco é um estado que se destaca no cenário nacional do audiovisual pela grande variedade de filmes (curtas e longas) produzidos e premiados no país e no exterior, mas carece de mais iniciativas para aumentar o diálogo. “Apesar da fertilidade da produção local, ainda falta uma iniciativa de difusão, discussão e intercâmbio com a América Latina, que funcione como canal entre as obras cinematográficas do estado e o público do continente geopolítico. O projeto também representa a oportunidade de acompanhar o que acontece concomitantemente no audiovisual latino-americano”, comenta a realizadora.O Instituto Cervantes fica na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, no Derby. Maiores informações no telefone (81) 3334-0450.
Serviço: Mostra de Cine Boliviano
Data: 20/03/14 (quinta-feira)
Hora: 19h
Lugar: Instituto Cervantes do Recife
Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, Derby, Recife.
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO:
LADO B
(Ficção, 3min, 2008)
Direção: Javier Cabrera Hurtado
Idioma: Castelhano
Cantar "Feliz Aniversário" no seu aniversário é quase uma cerimônia, Kiko está prestes a fazer, mas algo vai fazer esse ano especial.
RING RING
(Ficção, 15 min, 2009)
Direção: Fred Nuñez e Mónica Heinrich
Idioma: Castelhano
Chichito tem 4 anos de idade. Todos os sábados um telefone toca na parte da tarde. Ele e seus irmãos estão prontos para atender, mas por algum motivo Chichito nunca responde. Uma história simples e íntima, que tenta retratar as lacunas da solidão das sociedades contemporâneas.
MAX JUNTA
(Ficção, 12 min, 2010)
Direção: Carlos Piñeiro
Idioma: Aimará
Max viaja pela primeira vez de sua comunidade para a cidade de La Paz, sem nunca mais voltar. Um dia, movido por um sentimento estranho de nostalgia, toma uma decisão...
ENTERPRISSE
(Documentário experimental, 8min, 2010)
Idioma: Sem diálogo
Direção: Kiro Russo
O homem, a cidade, a máquina. Uma vez que tenha ido para o enterprisse, siga as instruções do condutor.
INTERVALO E DIÁLOGOS
SI ACASO EN CHUQUIAGO
(Ficção, 19min, 2009)
Idioma: Espanhol.
Direção: Daniel Moya
Um velho folclorista que tem medo da catalepsia decide submeter a sua família a um teste de lealdade. Destaque para Pepino (neto do folclorista), Ekeko (diretor de um banco) e o policial Severo. Elaborado a partir da obra do escritor boliviano, Adolfo Cardenas.
MARTES DE CH’ALLA
(Ficção, 11min, 2009)
Idioma: Aimará
Direção: Carlos Piñero
Martes (terças-feiras) de Ch'alla mostra de maneira peculiar, imagens e situações ligadas a uma crença armazenada entre os envolvidos na construção de edifícios, que conhecem uma maneira de chamar algum tipo de bênção através de um rito secreto.
TIC TAC
(Ficção, 18min, 2010)
Direção: Diego Pino
Idioma: Espanhol
Uma mãe perde seu filho, de luto, mergulha em seu mundo. O funeral percorre as ruas de uma pequena cidade e, à medida que se move em direção a seu lugar de descanso final, recordações queridas emergem de uma maneira particular, convertendo-se em uma despedida e no consolo que tudo começa novamente.
DIÁLOGOS E ENCERRAMENTO