Câncer de mama é o 2º mais frequente no Brasil

No Dia Nacional da Mamografia (5), a mastologista Marina Ávila fala sobre prevenir e diagnosticar precocemente a doença/Foto google imagem



O câncer de mama é hoje o mais incidente na população feminina (vale lembrar que existe câncer de mama também em homens, embora seja raro). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos em 2014 é de 57.120. As taxas de mortalidade ainda são altas porque a doença normalmente é descoberta em estágio já avançado. Por isso, campanhas estimulam as mulheres a fazer sempre o autoexame e os exames de imagem, como a mamografia, com o intuito de diagnosticar a doença em sua fase inicial, aumentando as chances de cura.

Segundo a mastologista Marina Ávila, do Hospital Jayme da Fonte, além dos exames de rotina, é preciso estar atento a alguns fatores de risco, como: ter mais de 40 anos, casos da doença na família, primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, dieta rica em gorduras, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas em quantidades acima dos limites e reposição hormonal. “Daí a importância de manter hábitos saudáveis, realizar o autoexame, e fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos”, afirma a médica. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% das mulheres entre 50 e 69 anos (a faixa etária mais vulnerável) nunca realizou a mamografia, o principal exame capaz de detectar o tumor em estágio inicial. 

Ao detectar um nódulo na mama, a paciente deve procurar um especialista para identificar se o nódulo é maligno ou benigno. Nos casos suspeitos, o mastologista então realizará exame físico e de imagem e a partir daí, solicitará a biópsia, que identificará o câncer. Desta forma poderá indicar o melhor tratamento para aquele caso. Dra. Marina Ávila explica que as possibilidades de tratamento são apresentadas para que juntos eles decidam qual a melhor opção para aquela determinada paciente. 

Na tentativa de mudar esta realidade, diversas campanhas trabalham para a diminuição destes números. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é um bom exemplo. Ele tem como objetivo tornar cada vez mais abrangente a importância da luta contra o câncer de mama, estimulando ações direcionadas para a detecção precoce da doença. Durante o mês de outubro, prédios públicos, pontes e monumentos são iluminados pela cor rosa, fazendo alusão à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo. No dia 5 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial da Mamografia com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame. 


SERVIÇO:
Hospital Jayme da Fonte
Endereço: Rua das Pernambucanas, 167, Graças. Fone: (81) 3416.0000