Espetáculo Camille Claudel encerra temporada neste final de semana
0
![]() |
Espetáculo fica em cartaz até domingo (08), no Teatro Eva Herz / Foto Divulgação |
Quem não viu ainda pode assistir e quem já conferiu vale a pena rever o belo espetáculo Camille Claudel, escrito e interpretado pela atriz Ceronha Pontes nesta sexta (06) e sábado (07), às 20h, e domingo (08), no Teatro Eva Herz. A atriz cearense radicada no Recife Ceronha Pontes pesquisou a história do grande amor do escultor Auguste Rodin. Escreveu e reconstruiu no palco o pensamento, amor, abandono, solidão e genialidade de Camille Claudel que passou a maior parte de sua vida internada no hospício. O resultado é um espetáculo sensível, poético e interativo com o público pela busca de ajuda desesperada de Camille.
Este ano faz 100 anos de internação de Camille Claudel e 70 anos de sua morte justamente no domingo (08) quando encerra as apresentações. No palco, 250 quilos de barro compõe o cenário que ora remete ao ateliê, ora ao antigo asilo de Montdevergues, podendo ainda nos levar ao Inferno de Dante, que inspirou a famosa Porta do Inferno, de Auguste Rodin.
![]() |
Foto Divulgação |
Sobre Camille - A escultora francesa nascida em 1864 era dotada de tamanho talento que assombrara uma época em que mulheres de gênio jamais ficariam impunes. O clamor artístico de Camille Claudel a conduziu inevitável e impiedosamente ao encontro de Auguste Rodin, grande escultor de quem foi aluna, amante e a própria inspiração. Dois gênios conectados, apaixonados. E se ele foi tantas vezes condecorado, se conheceu a fama, o dinheiro e a glória, à Camille coube o abandono e a acusação de reproduzir o mestre.
"Ela sempre só fará Rodin", diziam. Camille Claudel não foi perdoada por sua natureza tempestuosa, por sua genialidade fora do comum, por sua revolucionária criação. Ela não encontrava espaço entre os homens (mesmo Rodin), que não suportavam a ideia de serem superados por uma mulher. Não encontrava também espaço entre as mulheres, por rejeitar todas as convenções, os belos vestidos e chapéus, para se dedicar apaixonadamente ao ofício de esculpir.
![]() |
Foto Divulgação |
No espetáculo de Ceronha Pontes, a vida da extraordinária artista francesa não se alinha num sentido meramente cronológico. É a história de um encontro. Com Sakuntala, inicialmente. Uma das comoventes esculturas de Camille. Depois disso outras imagens, cartas e documentos aproximaram a atriz-criadora do universo de Claudel, apaixonando-a, indignando-a, arrebatando-a, convocando-a irremediavelmente à cena.
Serviço
Últimas apresentações do espetáculo CAMILLE CLAUDEL - por Ceronha Pontes
Onde: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Shopping RioMar
Quando: Sexta (06) e sábado (07), às 20h, e domingo (08), às 19h
Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$20,00 meia-entrada
Informações: 2102-4033