Minimaratona de Contação de Histórias estimula a formação de novos leitores

A VI Minimaratona de Contação de Histórias vai levar centenas de apaixonados pelo universo da literatura, na próxima quarta-feira (06.11), para o auditório da Faculdade Fafire, na Boa Vista. Promovida pela Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do Recife, a edição deste ano traz como tema "Histórias de coração para coração", que servirá de mote para a apresentação dos contadores durante todo o dia. O evento tem entrada gratuita e pretende fazer um resgate das histórias e contos tradicionais e estimular a leitura, com espaço ainda para as parlendas, trovas e trava-línguas. Este ano, a novidade é a programação noturna voltada especificamente para o público adulto.

Adicionar legenda
A 6ª edição do evento, promovido pela OAF do Recife, vai reunir mais de 10 contadores, na próxima quarta-feira (06.11), no auditório da Faculdade Fafire/Alexandre Camilo/Foto Divulgação

O encontro vai levar ao público histórias populares que passam de uma geração para a outra através da contação. Serão mais de 10 apresentações, trazendo como atração principal o ator paulistano Alexandre Camilo para garantir a alegria do público. Também sobem ao palco os contadores Ana Barbalho, Adélia Araújo, Tânia Oliveira, Líbia Bonfim, Meri Lins, Paulo André Viana, Amanda Cury, Fernanda Melo, Clenira Melo, as Bordadeiras de Histórias, grupo composto pelas bibliotecárias Djaneide, Luzinete, Karine e Shirli, as Contadoras do Riso Lúcia Anjeiras e Mônica Xavier e os Contadores Juvenis, formado por adolescentes do Movimento Pró-Criança.

Foto Divulgação


A vice-presidente da OAF do Recife e coordenadora da Minimaratona, Marúcia Coelho, acredita que um bom ouvinte de histórias será um excelente leitor, sendo esse o maior objetivo da contação: tornar as crianças leitoras. "Quem passa por eventos como esse, mesmo aquele que não se torna um grande leitor, aprende a ler melhor, se expressar melhor. De alguma maneira, se interessam mais pelo universo dos livros", avalia. Convite especial foi feito à ONGs, escolas e creches públicas das comunidades dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra.

OAF - A oferta de oportunidades a partir de uma base mínima de educação e saúde integra o esforço da Organização de Auxílio Fraterno (OAF) pela inclusão social, desde agosto de 1960, quando foi fundada no Recife. Inserida no bairro dos Coelhos e uma das mais antigas da cidade, a instituição atende cerca de 300 crianças e adolescentes, com aulas de informática, sexualidade, música, relação familiar, hábitos de higiene, orientação profissional, entre outros. Os projetos têm cunho eminentemente educativo, de caráter complementar e formativo, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho. O modelo de funcionamento recorre ao voluntariado e às doações, além de parcerias com o setor público.

SERVIÇO:
VI Minimaratona de Contação de Histórias;
Na quarta-feira, dia 06 de novembro;
Das 9h às 11h30; das 14h às 16h30; das 19h às 21h;
No auditório da Fafire (Av. Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista);
Com entrada franca;
Informações: (81) 3222.6859.