Maciel Melo lança livro autobiográfico A poeira e a Estrada

Evento acontece no Paço Alfândega, nesta segunda-feira (17), às 19h, em paralelo à exposição que retrata toda a sua trajetória artística




Dois mil e treze definitivamente é o ano de Maciel Melo. O Caboclo Sonhador, natural de Iguaraci, no sertão do Pajeú, filho de Dona Maria de Lourdes e de Heleno Louro, completa 30 anos de carreira. É também o homenageado deste ano no São João do Recife, ganha exposição e lança primeiro livro autobiográfico A poeira e a Estrada, nesta segunda-feira (17), às 19h, no Paço Alfândega.

A ideia de escrever um livro veio da mania deste escrevinhador, como Maciel se autodefine, de ficar rabiscando sempre alguma coisa para ocupar os espaços vazios da sua mente. "Não sou e nem tenho pretensões de ser escritor. Escrevo apenas letras de músicas e esse livro que, enxeridamente, estou lançando, foge um pouco do meu cotidiano de trabalho. A princípio iria apenas escrever uma prosa, me empolguei e deixei fluir o pensamento e, quando dei fé, já ia em 150 páginas", confessa, entre risos.

Maciel Melo/Foto Fernando Azevedo

As inspirações foram surgindo de acordo com o desenrolar das histórias, que não abordam apenas a trajetória da pessoa, do artista e do músico Maciel Melo, mas toda a geografia política e cultural de sua gente. A apresentação do livro foi feita pelo escritor Antônio Campos, a orelha pelo poeta Jessier Quirino, o prefácio é do escritor e editor do Jornal Gazeta Nossa, Paulo Rocha, e a contracapa é assinada pelo jornalista e escritor José Teles.

O livro, editado pela Carpe Diem, tem 200 páginas e foi escrito em três anos de muitas noites sem sono. As fotografias que ilustram a obra são assinadas por Aurílio Santroz, Antônio Olavo, Paulo Rocha, Maurício Cordeiro, Murilo Maia, Fernando Azevedo e Marcelo Patriota.

TRAJETÓRIA MUSICAL – Nesses 30 anos de estrada, Maciel conquistou muitos fãs com os seus maiores sucessos: Caboclo Sonhador, Que nem vem vem, Tampa de pedra, Rainha, O velho arvoredo, Retinas, Caia por cima de mim, Dama de ouro, A poeira e a estrada e Isso vale um abraço. Seu trabalho também ganhou admiradores já consagrados no mercado musical que gravaram suas composições, a exemplo de Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Flávio José, Xangai, Alcimar Monteiro, Jorge de Altinho, Santana e Amelinha.

Além de tocar nas rádios, suas músicas também entraram para as trilhas sonoras de filme (Dama de ouro, em Lisbela e o prisioneiro) e novelas (Meninos do Sertão, em parceria com Petrúcio Amorim, na novela Marcas da Paixão, da TV Record, e Rainha, atualmente em exibição em Flor do Caribe, na Rede Globo). O seu mais recente CD, Minha Metade, que já está nas lojas, conta com participações de Zeca Pagodinho, Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença, quinteto Violado, Dominguinhos, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e o radialista Renato Phaelante.

SERVIÇO:
Lançamento do livro A Poeira e a Estrada, de Maciel Melo
Quando: nesta segunda-feira (17), às 19h
Onde: no Paço Alfândega, rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife
Quanto custa: R$ 50,00
Editora: Carpe Diem
Acesso: aberto ao público