Força do teatro é tema de oficina no Instituto Ricardo Brennand, neste sábado (25)

Peça a Peça resgata a arte dos tablados cênicos/Foto Divulgação


Uma das mais antigas expressões artísticas da humanidade é destaque no Instituto Ricardo Brennand, neste sábado (25), a partir das 15h, no Peça a Peça, com o tema "A Arte de Representar – O Teatro no Acervo do Instituto Ricardo Brennand", que resgatará a tradição desta cultura teatral originada nos festivais religiosos gregos em honra a Dionísio, a partir do século VII A.C. Nesta 72ª edição do projeto, será trabalhado o personagem em cera do famoso dramaturgo francês Molière, em exposição na mostra "O Julgamento de Fouquet", produzido pelo escultor francês Daniel Druet (nascido em 1941), famoso pela sua modelagem de figuras de cera. 

Na programação, os visitantes participarão de leitura da obra da sala de cera com a educadora de museus e historiadora Juany Nunes, que fará análise detalhada para aproximar o visitante da peça produzida em 1985, que integra o acervo composto ainda por 45 esculturas que enceram um pouco deste conturbado momento da história francesa em que o secretário de finanças do Rei Luis XIV é condenado à prisão perpétua por desvio de dinheiro e traição à coroa.

O público infantil ainda se aproximará do universo teatral através de oficina "Fabricando Fantoches", ministrada pelas arte-educadoras Keline e Kedma Macêdo, que trabalharão com crianças a partir de 8 anos, limite de 15 vagas, a confecção desta expressão artística cuja origem remonta ao Antigo Oriente, em países como China, Índia, Java e Indonésia. 

Dispersada por toda Europa através de mercadores, esta expressão cultural tem animado homens, mulheres e crianças por mais de cinco séculos. Trecho da peça teatral de 1662, "Escola de Mulheres", de Molière (1622-1673), que de discute a questão das relações humanas, a partir da visão de casamento e adultério na vida de três personagens criados com maestria pelo dramaturgo Arnolfo, Inês e Horácio. 

A proposta do Peça a Peça é revelar ao público um pouco do desenvolvimento das artes cênicas através de obras do acervo do complexo cultural da Várzea. Ingressos para acesso ao IRB custam R$ 15 (inteira) e R$ 5,00 para estudantes, professores e idosos acima de 60 anos com documentação, contudo, a entrada é gratuita para crianças até 7 anos acompanhadas com responsáveis. O Instituto Ricado Brennand fica na Alameda Antonio Brennand, s/n, na Várzea (continuação da Av. Prof Luiz Freire). Informações e inscrições pelo telefone: (81) 2121-0352.