Prevenção e combate à hipertensão arterial é tema de campanha de saúde em Ipojuca

Foto/Rodrigo Cavalcanti | Secom Ipojuca


Cuidar da saúde nunca é demais. Doenças como hipertensão e diabetes são cada vez mais comuns na vida dos brasileiros e no município do Ipojuca elas estão sendo combatidas de frente. No "Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial", comemorado nesta ultima quarta-feira (24), a equipe da secretaria municipal de Saúde, com o apoio do Núcleo de Apoio à Sáude da Família (NASF), preparou todos os Postos de Saúde da Família (PSF) para receber a população para a realização de exames simples como aferição de pressão e glicose, mas que são cruciais para descobrir e tratar das enfermidades em tempo. A campanha segue até esta sexta-feira (26) e está focada nos grupos considerados de risco como idosos, obesos e pessoas com histórico de hipertensão familiar. 

O dia começou no PSF do Campo do Avião. Antes da 9h, mais de 45 idosos compareceram ao posto de saúde para aferir a pressão e medir o índice de glicose no sangue, como a dona de casa Luzinete Maria da Silva. Moradora da localidade, Luzinete soube da ação e não perdeu tempo, pois sabe que sofre de hipertensão. "É muito bom fazer todos esses exames e ainda receber a atenção dos médicos e enfermeiros. Estou com a pressão alta, mesmo tomando o remédio todos os dias. É bom saber, não é? Fica mais fácil para me tratar", explicou a idosa.

Margarida Floripes de Melo tem 53 anos e há 10 tem problemas para controlar as taxas de açúcar no sangue. Ela já é atendida no PSF do Campo do Avião e quando soube da campanha resolveu participar. "Faço parte do grupo de risco. Tenho pressão alta, diabetes e depressão. Faço questão de me alimentar bem, tomar meus remédios e fazer esses exames sempre que posso. Acho que essas campanhas são excelentes. Não tem nem uma semana que eu estava aqui para tomar a vacina da gripe. A gente se sente muito bem cuidado", pontuou Margarida. Além dos exames, a equipe de saúde ministrou palestras educativas sobre os temas da campanha e ofereceu um café da manhã reforçado. 

A secretária de Saúde Zelma Pessôa conferiu de perto toda a ação na comunidade e aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de toda a equipe e explicar um pouco mais sobre a ação. "A diabetes e a hipertensão são dois grandes inimigos. Temos que cuidar deles de perto para garantir qualidade de vida. E não pensem que nossa obrigação é apenas tomar a medicação correta. É preciso se alimentar bem e fazer exercícios físicos, além de controlar o peso", lembrou a secretária. Zelma reforçou que o controle de glicose e pressão deve ser feito regularmente nas unidades de saúde. 

AÇÃO CONJUNTA - Ainda pela manhã, um grupo do Centro de Convivência do Idoso, no engenho Maranhão, deu exemplo de bom humor e de cuidados com a saúde. Reunidos desde cedo no PSF para participar do "Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial", eles receberam a equipe da prefeitura com apresentações de dança ao som de ritmos pernambucanos. Organizados pela secretaria municipal de Bem Estar Social, os 78 idosos têm acesso às campanhas de saúde e não iriam ficar de fora desta. Regina Santana, secretária adjunta de Bem Estar Social, deu as boas vindas. "É muito bom vê-los celebrando a vida e cuidando da saúde", falou a secretária adjunta. 

O grupo de idosos existe desde 2002 e sobreviveu à falta de apoio da gestão anterior. Com a esperança renovada, o aposentado Geraldo Monteiro, 68 anos, ainda quer participar de muitos momentos como o de hoje. "Eu faço todas as atividades do grupo. Não fico parado não! Foi aqui que aprendi a ler e escrever, antes não sabia nem assinar o meu nome. Gosto de ir para os passeios, de dançar coco de roda e de cuidar da minha saúde", disse Geraldo. O Centro de Convivência do Idoso é administrado pela prefeitura e foi reativado no início deste ano.

Da Secretaria de Comunicação de Ipojuca