De paciente a voluntário do Círculo do Coração
Artur Lucas / Foto - Divulgação
As idas constantes ao médico sempre fizeram parte da rotina de Artur Lucas desde os primeiros dias de vida. Aos seis dias de nascido submeteu-se a uma cirurgia. O menino, hoje um jovem de 20 anos, nasceu com um problema cardíaco chamado Tetralogia de Fallot e, na luta incessante pela sua recuperação, conheceu o Círculo do Coração.
O projeto comandado pela cardiologista Sandra Mattos e uma equipe multidisciplinar, atende há 19 anos no Hospital Português, crianças carentes com problemas cardíacos. O menino, que teve uma infância longe dos recreios escolares e sem poder fazer esforço físico, hoje leva uma vida normal e se tornou voluntário do projeto que o ajudou a ter uma melhor qualidade de vida. "Após minha cirurgia cardíaca, fiz fisioterapia até os 14 anos por que o meu pulmão murchou. Ainda faço check-up no Procape e no Hospital Português para saber como anda meu coração. Realizo exames de triagem como cateterismo e ecossonografia", relata.
Durante o seu longo período de tratamento, recebeu o convite de Dra. Sandra para se tornar um voluntário. "Ela sabia de minha habilidade com desenho e me apresentou o projeto de lançar os livros infantis. No início o enredo era dela e as ilustrações feitas por mim", ressalta.
Hoje, a parceria do ex-paciente voluntário já rendeu muitos e bons frutos: quatro livros de histórias. "O Natal de João e Pedro", "A árvore de cachorro quente", "Você não manda em mim" e "O presente maior", com enredo e ilustração de Artur.
A criatividade e a vontade de ajudar o próximo não param e o próximo livro já tem até nome: "Meu bichinho chamado medo". "O enredo ainda não chegou em minhas mãos, mas a temática é muito interessante. Irá mostrar como as crianças visualizam o medo".
Atualmente, Artur Lucas divide seu tempo entre o curso de ilustrador e o voluntariado às terças e quintas no Círculo do Coração . "Ajudar o próximo é algo formidável e agradeço muito a Deus por ter me colocado nas mãos desses profissionais. Só tenho a dizer que minha vida hoje está maravilhosa e estou gostando muito de poder contribuir com este projeto, afinal de contas, desde bem pequeno, faço parte dessa família que é o Círculo do Coração", confidencia emocionado.
Da Assessoria de Comunicação do Círculo do Coração