Profissionais de saúde recebem homenagem na AMPE
O auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE) foi palco, nesta última sexta-feira (15), de justa homenagem a três médicas atuantes e que desenvolvem importantes trabalhos filantrópicos no Estado, na área de saúde, em prol dos mais carentes. A pediatra Maria das Graças Toscano Siebra Brito, a anestesista e cardiologista Regina Maria Torres Lage e a cardiologista Sandra Mattos receberam a Medalha de Honra ao Mérito Professora Naíde Teodósio.
O evento, idealizado pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), foi marcado pela simplicidade e por depoimentos emocionantes de amigos e parentes das homenageadas que descreveram toda a trajetória acadêmica e profissional ratificando o merecimento das indicadas para o prêmio. Além de flores, medalha e placa, as médicas receberam das mãos de Hilda Bezerra Coutinho, da Tarumã Viagens e Turismo, uma viagem para a América Latina.
Um dos destaques da noite foi a desenvoltura do pequeno Carlos Eduardo Mattos Julans, 12 anos, ao falar de sua mãe, Sandra Mattos, uma das homenageadas da noite. Arrancando risos dos presentes ele disse que a conhecia há apenas 12 anos e podia comprovar a dedicação da mãe a profissão. "Muitas vezes, ela chega em casa e ainda trabalha apesar de passar o dia todo em atendimento no hospital." Após as condecorações a secretária geral do Simepe, Cláudia Beatriz, e a presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Helena Carneiro Leão, parabenizaram as homenageadas e ressaltaram a importância dos trabalhos desenvolvidos por elas voltados para os mais carentes.
O prêmio Naíde Teodósio teve início em 2007, e também é uma forma de homenagear a médica e pesquisadora pernambucana Naíde Regueira Teodósio (1915-2005), que dedicou a vida à luta por uma sociedade justa e igualitária. Naíde Teodósio, sempre preocupada com a saúde da população, também orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais e combater a desnutrição. Além disso, publicou ainda mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Da Assessoria de Comunicação do Círculo do Coração