Pontes hotéis apóia programa social de capacitação e captação de talentos

Turmas de formação em garçom e camareiras - foto Divulgação


Atenta a questões sociais e a constante necessidade de mão de obra especializada, a rede Pontes Hotéis & Resorts, que desde sua fundação tem a política de priorizar a contratação de mão-de-obra local, participa de um programa de capacitação de pessoal e recrutamento, para busca de potenciais profissionais. Através de ofertas de cursos em segmentos de atuação no setor hoteleiro, a ação social faz parte do projeto "Pontes para o Futuro", que colocará em prática diferentes ações em prol da sustentabilidade. A primeira iniciativa implantada, de fundo social, tem como público-alvo jovens de baixa renda, de 18 a 30 anos, que possuem interesse em desenvolver atividades na área de hotelaria e residem em áreas próximas ao Mar Hotel e Atlante Plaza, em Recife, e Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas. 

Iniciado no final de fevereiro, com duas turmas, no município de Ipojuca, onde fica localizada a praia de Porto de Galinhas, o Programa de Formação em Hotelaria (PFH) prevê a realização de aulas pelo menos quatro vezes por ano em cada localidade. Em parceria com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs) e Organizações não-governamentais (ONGs), que inscrevem os jovens interessados, as primeiras aulas, realizadas entre 21 e 23 de fevereiro, contaram com a parceria da OCIP "Conexão" e teve a participação de 30 jovens. Os cursos, de formação básica de Camareira e Garçom, tiveram carga horária de 12 horas cada. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da rede, Syedja Luna, a aceitação pela comunidade foi além das expectativas iniciais. "Na primeira semana de divulgação tivemos pelo menos 50 inscritos", afirma. 

A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e social de jovens para a inserção no mercado de trabalho no segmento hoteleiro. Para tanto, a rede Pontes Hotéis se responsabiliza pela realização de cursos com profissionais atuantes nos empreendimentos e fornece material didático, bem como, certificado. Abordando de forma prática sobre as áreas de atuação no setor hoteleiro, a instituição ainda possibilita, ao final da carga horária, a oportunidade dos alunos concorrerem a vagas de emprego temporário, em primeira instância, podendo, de acordo com o desempenho nesse período, ser efetivados.

De acordo com os responsáveis pelo programa, além de atender às necessidades de mão-de-obra temporárias e permanentes, a intenção da rede é contribuir para a redução da violência, aumentando a auto-estima, qualificação profissional e a inserção de jovens desfavorecidos no mercado de trabalho. "Alguns alunos das primeiras turmas se destacaram e já estão em processo de avaliação para oportunidades de trabalho no Summerville", conta Luna. 

Os cursos são divididos em três módulos distribuídos em dois ou três dias. O primeiro módulo compreende assuntos relacionados a atendimento e hospitalidade, postura profissional e comunicação; o segundo, aborda técnicas de atendimento e padrão de serviço e, por último, são realizadas aulas práticas e visita aos hotéis. O próximo curso do PFH está previsto para os dias 02 e 04 de abril, em Ipojuca, com foco em Recreação. As primeiras turmas de Recife e Região Metropolitana, contarão com o apoio da ONG Plano B e estão previstas para o mês de abril. 

Serviço:
Pontes Hotéis & Resorts