Arte Moderna é foco de oficina do IRB


Tela de Cândido Portinari - Brodóski

A expressividade de grandes expoentes da Arte Moderna Brasileira é analisada sob as lentes das câmaras em oficina de fotografia, desenvolvida neste sábado (23), das 13h às 17h, no projeto Peça a Peça, no Instituto Ricardo Brennand. Nesta edição, Serão trabalhadas as telas Paisagem de Brodóski de Cândido Portinari, Série Mar Grande de José Pancetti e Vista da Bahia de Todos os Santos de Manabu Mabe que terão uma leitura contextualizada sobre sua produção pelos artistas para criançada. O público infantil ainda se aproximará do universo único das artes através da apresentação de produção audiovisual focada no tema desenvolvido pelos artistas em suas obras.

Um dos maiores artistas do século passado, Candido Portinari (1903 - 1962) era pintor, gravador, ilustrador e professor. E iniciou seu trabalho na pintura em meados da década de 1910, auxiliando na decoração da Igreja Matriz de Brodósqui. E Portinari, ao falecer, já era consagrado como o artista brasileiro mais importante. Já o pintor paulista de origem italiana Giuseppe Gianinni Pancetti (1902 - 1958) foi marceneiro antes de se render as artes, em 1930, quando ingressou no Núcleo Bernardelli e recebeu orientação de destaques como Manoel Santiago (1897 - 1987), Edson Motta (1910 - 1981), Rescála (1910 - 1986) e principalmente do pintor polonês Bruno Lechowski (1887 - 1941). Os principais destaques de suas obras são paisagens, retratos, auto-retratos, naturezas-mortas e marinhas. O japonês, radicado em São Paulo, Manabu Mabe (1924 - 1997) foi pintor, gravador e ilustrador, com um trabalho autodidata que amadureceu com o aprendizado de nomes como o pintor e fotógrafo Teisuke Kumasaka e o pintor YoshiyaTakaoka.

As obras escolhidas têm representação especial para o Instituto, uma vez que as três trabalham paisagem, um elo em comum com o acervo permanente do Instituto Ricardo Brennand, que mantém dentro deste gênero de pintura o acervo de Frans Post e trabalhos de outros importantes artistas como Telles Jr., Calixto, entre outros. O Instituto Ricado Brennand fica na Alameda Antonio Brennand, s/n, na Várzea. Ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 5,00 para estudantes, professores e idosos acima de 60 anos com documentação, contudo, a entrada é gratuita para crianças até 7 anos acompanhadas com responsáveis.