Potencial turístico em registro
O catalogo "Turismo rural em Pernambuco", lançado pelo Sebrae-PE, durante a abertura da 6ª Festa do Cavalo, no Parque Luiz Ignácio, em Gravatá, traz um panorama geral do potencial turístico das regiões Agreste e Zona da Mata Norte e Sul do estado. A iniciativa visa consolidar o turismo rural da região como um vetor de desenvolvimento sustentável, tudo dentro de um planejamento realizado em 2006. E esta hoje é uma questão importante para o Sebrae-PE que coordenou o desenvolvimento deste projeto, conforme as palavras do seu diretor-superintendente Roberto Castelo Branco: "Pernambuco tem vocação para o turismo desde os tempos da 'civilização do açúcar". E é um Estado privilegiado pela sua beleza natural, história e cultura diversificada. Existem atrações para todos os gostos, valorizando a forma de ser, viver e receber os visitantes. Mas é no turismo rural que eles têm a oportunidade de vivenciar a natureza em sua plenitude, aproximando-se do homem do campo para dele tirarem o máximo de proveito das atividades ali desenvolvidas".
O lançamento do catálogo Turismo Rural em Pernambuco - Rural Tourism in the State of Pernambuco, na sexta-feira, dia 25 de maio, contou com a presença de diversas autoridades como o Secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa; o diretor-superintendente do Sebrae-PE, Roberto Castelo Branco; o presidente da Faepe - Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco, Pio Guerra; o superintendente do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Adriano Moraes; a Presidente da Comissão de turismo rural da Faepe, Luciana Petribú; e a presidente da Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico, Tereza Fiúza.
A publicação é bilíngüe e compila diversas opções de turismo rural localizadas nas regiões, além de apresentar um mapa da cachaça pernambucana, abordar a questão da civilização do açúcar no estado e fazer uma relação entre o turismo rural e a Copa do Mundo de 2014. Com a proposta de permitir um contato mais direto e genuíno com a natureza – e naturalmente contribuir ainda para movimentar o trade turístico da região –, o catálogo reforça a importância da agricultura e das tradições locais por meio da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.