Obra de Botero ilustra Peça a peça no IRB
O Instituto Ricardo Brennand movimenta neste sábado (26), a partir das 15h, a 63ª edição do Projeto Peça a peça. E dessa vez, o público do complexo cultural, na Várzea, elegeu a obra Mulher a Cavalo do artista colombiano Fernando Botero, para receber inúmeras abordagens artísticas.
A escultura, em bronze patinado, tem 2,30m de altura , por 1,60m de comprimento e 90cm de largura e decora os jardins em frente a pinacoteca. O Instituto Ricardo Brennand inclusive movimenta de 07 de agosto a 09 de setembro, a mostra do artista As Dores da Colômbia, no ano em que faz 10 anos de fundação.
A programação desta edição tem início às 15h, na sala de vídeo de Frans Post, na Pinacoteca. A arte educadora, Catarina Luizines fará uma leitura da obra confeccionada em 2002 pelo artista colombiano Botero.
A professora e arte educadora Priscila Holanda ministra, às 15h30, no ateliê do Instituto a oficina Modelando Meu Eu-Auto Retrato. A atividade instiga os participantes a colocarem a mão na argila e esculpirem seu próprio auto retrato. "A ideia desta atividade é mostrar que obra e artista estão interligados e que o artista também é obra de arte", confidencia uma das organizadoras desta edição do projeto, Catarina Luizines.
Encerrando as atividades deste peça a peça, a arte educadora Juany Nunes comanda a Intervenção Poética, que acontece nos jardins do Instituto Ricardo Brennand, ao lado da obra, às 16h30. "Irei fazer a teatralização dos poemas auto retrato de Manuel Bandeira e do poeta português Manuel Maria de Barbosa I' Hedois du Bocage e O auto retrato de Mário Quintana", confidencia.
Sobre Botero- Nas obras satíricas de Fernando Botero, políticos, militares, religiosos, músicos e a realeza, são retratados com figuras rotundas e sem movimento, assumindo a característica de vida humana estática. De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos.
Nascido em Medellin, Colômbia, Botero mudou-se para Bogotá em 1951 e realizou sua primeira mostra internacional no Leo Matiz Gal. Partindo para Madrid em 1952, estudou na Academia de San Fernando. De 1953 a 1955, aprendeu a técnica de afrescos e história da arte em Florença, que tem influenciado suas pinturas, desde então. De volta à Colômbia, expôs na Biblioteca Nacional, em Bogotá, e começou a lecionar na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional; naquele mesmo ano, passou algum tempo no México, estudando os murais políticos de Rivera e Orozco, cuja influência é evidente em sua perspectiva política.
A visita de Botero aos Estados Unidos em fins da década de 1950 motivaria, dez anos mais tarde, sua volta à Nova Iorque o trabalho nesta cidade. Embora o expressionismo abstrato lhe interessasse, buscou inspiração no renascentismo Italiano. Durante este período, começou a experimentar a criação do volume em suas pinturas, expandindo as figuras e comprimindo o espaço em torno delas, uma qualidade que continua explorando ao pintar retratos de grupos imaginários ou paródias sobre o trabalho de mestres famosos.
Com um grande número de exposições na Europa e nas Américas do Norte e do Sul, Botero recebeu inúmeros prêmios, inclusive o Primeiro Intercol, no Museu de Arte Moderna de Bogotá, e figura no acervo dos principais museus em todo o mundo. Desde o início da década de 1970, Botero divide seu tempo entre Paris, Madrid e Medellin.
Serviço
Projeto Peça a peça- Mulher a Cavalo
Onde: Instituto Ricardo Brennand
Quando: sábado (26), a partir das 15h
Quanto: R$ 15,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)