IRB com programação especial para o Dia Internacional dos Museus
Foto/ Cláudia Rangel
No dia 18 de Maio de 2012 será celebrado em todo o mundo o 35º aniversário do Dia Internacional dos Museus e o Instituto Ricardo Brennand montou programação especial para a data, já antecipando as comemorações dos seus 10 anos, em 12 de setembro. A 10ª Semana Nacional de Museus cujo tema é Museus num Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações, inspirou o complexo cultural, na Várzea, a eleger o título Museus: novas perspectivas de atuações e montar programação diversificada, de 15 a 20 de maio, com palestras,oficinas, mesas redondas, exposição de livros raros e apresentação cultural.
A biblioteca do Instituto Ricardo Brennand com mais de 60 mil títulos sobre o Brasil holandês, do século XVII e preciosas edições de obras raras e de arte, movimenta, de 15 a 20 de maio, a exposição Instituto Ricardo Brennand-10 anos: a Biblioteca Revelando sua História com Arte, Educação e Cultura. A ação coordenada pela bibliotecária Aruza Holanda, integra a programação montada pelo complexo cultural em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, festejado em 18 de maio.
Dando início a programação montada pelo Instituto, os arte educadores Simone Luizines e Carlito Person, movimentam o lançamento do Projeto Pontes, às 14h, voltados para docentes de instituições educacionais e sociais no entorno do complexo cultural. A atriz, arte educadora e especialista em Patrimônio Histórico da Unicap, Isabela Moraes, comanda a oficina sobre o Patrimônio Cultural: Diálogo entre Muros voltada para estudantes e visitantes. A ação visa a identificação da história individual dos participantes com o acervo do Instituto Ricardo Brennand.
Na quarta-feira (16), das 14h às 17h, ocorrerá a mesa redonda Museu Escola: Compartilhando Conhecimento que será movimentada pela museóloga e mestre em antropologia da UFPE, Regina Batista, a doutora em História da Culltura, Joana D`Arc e a vencedora do concurso Museu/ Escola compartilhando Conhecimento, Taciana Durão. A coordenadora geral do setor de arte educação, Áurea Bezerra, será mediadora do debate.
A palestra "Design: novos olhares sobre os museus" e a oficina sobre brasões e identidades são eventos que integram o terceiro dia da programação montada pelo Instituto. As ativdades acontecem paralelamente das 14h às 17h. A palestra serpa comandada pelo doutor em Comunicação pela University of Reading e professor do Departamento de Design da UFPE, Silvio Romero Botelho e o Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP e profesor Adjunto do Departamento de Design da UFPe, Gentil Porto. A coordenadora do Curso de Artes Plásticas da Aeso, Mestre de Antropologia pela UFPE, Nicole Cosh, comanda a oficina sobre Brasões e Identidades, voltadas para o Grupo da 3ª idade Saudável- Jardim Primavera I e II e da Secretária de Saúde de Camaragibe que irão participar e desvendar a simbologia que define sua identidade através da análise dos brasões que representam suas famílias.
Na sexta-feira (18),das 14h às 17h, acontece no auditório do complexo cultural, na Várzea, a mesa redonda "Das Musas aos Museus: Interface entre o Presencial e Virtual". Nesta ação os palestrantes irão debater os diferentes museus do país, seus respctivos acervos e sua importância. Participam deste debate a professora do curso de Museologia da Universidade de Brasília(UNB), mestre pelo Programa de pós-Graduação em Museologia e Patrimonio da Uniriomast, Monique Batista Magaldi, a coordenadora do núcleo Educativo do Museu da Lingua Portuguesa e mestre em artes pela Universidade de São Paulo (USP), Marina Sartori de Toledo e o museólogo e doutor em História das Ciênicas pela Fundação Oswaldo Cruz/ COC, professor da Escola de Museologia ( UNIRIO), e professor do Mestrado em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST), Márcio Rangel. Nara Galvão, jornalista e coordenadora geral do Instituto será a mediadora desta mesa.
Os profissionais de Museus e Experiências Interdisciplinares é o tema da mesá redonda do sábado(19), das 14h às 17h. Participam deste debate a doutora em História pela UFPE e professora Adjunta do Curso de Museologia da UFPE, Emanuela Ribeiro, a jornalista e coordenadora do Instituto Ricardo Brennand, Nara Galvão, da museóloga e meste de Memória Social pela UNIRIO, coordenadora de Museologia do Museu do Homem do Nordeste- Fundaj, Maria Fernanda Pinheiro, a cordenadora de Produção da Galeria Janete Costa/ Parque Dona Lindu, Simone Luizines, Geóloga, Doutora em Mineralogia pela Universidade de Barcelona e coordenadora do Museu de Minas e Rochas da UFPE< Sandra de Brito Barreto.
No Domingo(20), encerrando a programação da Semana dos Museus, com entranda franca, o Grupo Totem apresenta a performance Nicho-Portal do Imaginarium, às 16h30. A encenação, que acontece nos jardins e área interna do Instituto, é uma livre licença poética a partir da série de gravuras "Dos Seres Imaginários" de Airton Cardim, do "Livro dos Seres Imaginários" de Jorge Luiz Borges e das mitologias pessoais dos performers. A concepção e encenação do evento é de Fred Nascimento. Cinco atrizes/ performers Lau Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Gabi Holanda, Juliana Nardin e Tainá Veríssimo representam criaturas fantásticas que habitam o imaginário da humanidade. São seres que não existem no mundo real, palpável, concreto. Coisas que não existem, mas que têm poder. O trabalho contém uma polifonia de vozes, uma instalação sonora, construída a partir de textos de Jorge Luiz Borges, com caminhadas dançantes das performers.
SERVIÇO:
Semana dos Museus
Onde: Instituto Ricardo Brennand- Engenho São João, s/n, na Várzea( Alameda Antônio Brennand
Quando: de 15 a 20 de maio, das 14h às 17h
Informações: (81) 2121-0312