Fonte francesa ilustra Peça a peça no IRB

Foto/ Ruth Gabino

 

 

 

O Instituto Ricardo Brennand movimenta neste sábado (28), a partir das 15h, a 62ª edição do Projeto Peça a Peça. A obra escolhida pelo público para ilustrar a iniciativa e pertencente ao acervo do complexo cultural, na Várzea, é uma fonte francesa de ferro, da metade do século XIX, localizada em frente à pinacoteca. A iniciativa permite inúmeras abordagens artísticas sobre a obra.

 

A programação tem início, às 15h, com a arte educadora Priscila de Holanda que, em frente a fonte, irá dar informações técnicas sobre o chafariz, e falará da relação entre a água e os desejos e seus inúmeros significados dentro das artes plásticas e visuais.

 

A educadora também irá ministrar, às 15h30, no ateliê, uma oficina  que desenvolverá trabalhos com os sons da água e fazer um paralelo entre um dos artistas mais importantes na reformulação que a arte sofre no século XX: Kandinsky. Considerado um dos mentores das chamadas vanguardas artísticas, também um importante teórico e produtor cultural, vivenciou a sinestesia, percepção das íntimas relações sensoriais entre sons e cores, entre música e pintura. Ouvir uma música para ele era ter, simultaneamente, a sensação de uma cor específica. A correspondência entre notas musicais e cores era tão precisa que poderiam permitir a tradução de pinturas em partituras e vice-versa.

 

Finalizando a programação, às 16h30, no auditório, a arte educadora Juliana Cantarelli comanda experimentações musicais coletivas com sons d' água. A profissional fazendo uso de garrafas e instrumentos que emitem sons de água fará apresentação solo e depois convidará o público para interagir formando uma grande orquestra improvisada, onde os sons emitidos pela água, irão criar a trilha sonora.

 

 

SERVIÇO:

             

62ª Edição do Projeto Peça a Peça

 

Quando: Sábado (28), a partir das 15h

Quanto: R$ 15,00 (inteira) e R$ 5,00 ( meia)

Informações: (81) 2121-0365