Embaixada do Reino dos Países Baixos patrocina Colóquio no IRB

Foto/ Divulgação





O Brasil Holandês é tema do I Colóquio Internacional– História, Memória e Patrimônio Compartilhado, que o Instituto Ricardo Brennand movimenta de 16 a 19 de novembro, das 8h às 17h, no complexo cultural, na Várzea. O evento conta com mini-cursos e mesas redondas sobre a temática debatidos por profissionais renomados da área e com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Arquivo Histórico e Judaico (AHJPE) e o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) e Embaixada do Reino dos Países Baixos.



O Colóquio visa refletir sobre algumas questões que permeiam a influência da cultura holandesa no Brasil, entre elas, o ofício do historiador diante da influência do período holandês, a ressonância deste período na sociedade e na historiografia brasileira e holandesa, o papel das instituições de patrimônio cultural na sociedade e na produção da memória. O impacto da gestão e do patrimônio compartilhado, assim como os modelos mais adequados para o setor do patrimônio cultural, a relação e a influência da história, do patrimônio cultural e da gestão da memória na produção do conhecimento histórico e de seu papel nas novas mídias de conhecimento e educação, serão outros temas a serem debatidos.



Com uma programação diversificada, que inclui renomados historiadores do Brasil e do exterior, o evento será aberto no auditório do complexo cultural, na Várzea, pelo historiador e escritor brasileiro Evaldo Cabral de Mello. Autor de diversos livros, o profissional é considerado um dos mais importantes pesquisadores do período de dominação neerlandesa em Pernambuco, no século XVII. Participa do colóquio via videoconferência.


O embaixador Evaldo Cabral de Mello é irmão do poeta João Cabral de Mello Neto e possui vários livros sobre a temática do Brasil holandês entre eles estão a biografia de Nassau; o livro Olinda Restaurada; O negócio do Brasil Portugal, os Países Baixos e o Nordeste 1641-1669 e o Rubro veio: o imaginário da Restauração Pernambucana.




Um dos principais historiadores do país, professor titular de História Moderna da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, Pesquisador do CNPq desde 1990, Membro da Companhia das Índias- Núcleo de história Ibérica e Colonial na época Moderna e com pós doutorado na Universidade de Lisboa, Ronaldo Vainjas, comanda no auditório a conferência de abertura: Jerusalém Colonial: judeus portugueses no Brasil holandês. O profissional é ganhador dos prêmios: Sérgio Buarque de Holanda(2009), Casa Grande Senzala(1998), Biblioteca Nacional de Lisboa para pesquisadores estrangeiros(1998) e na Universidade de Berlim(1996). É autor dos seguintes livros: Antônio Vieira: jesuíta Del rei; A heresia dos índios: Jerusalém Colonial; Trópicos do Pecado; Domínios da História; Traição: um jesuíta a serviço do Brasil holandês, entre outros.



Das 14h às 17h, acontece a primeira mesa redonda da programação sobre A Arte no Brasil Holandês. Participam da ação a professora de História da Universidade de Miami, Rebecca Paker, o professor doutor da UFPE, Daniel de Souza Leão Vieira e o casal Pedro e Bia Corrêa do Lago.



Na quinta-feira(17), no segundo dia do Colóquio Internacional, tem início os mini- cursos que acontecem até o sábado (19), sempre das 8h30 às 10h30 e das 11h às 12h. Entre os temas: Os Artistas holandeses e a representação do Brasil, que será comandado pelos professores Dr. Daniel L. Vieira e a Professora Dra Marília de Azambuja Ribeiro; Fontes, acervos e metodologia para pesquisa do Brasil holandês. Uma abordagem interdisciplinar coordenada pelo professor Dr. Marcos Galindo e a bibliotecária do Instituto, Aruza Holanda. O mini-curso Brasil Holandês e historiografia será ministrado pelos mestres Hugo Coelho e Daniel de Oliveira Breda. . Na programação deste dia acontecem ainda a mesa redonda sobre as Estratégias e dinâmica no Brasil Holandês que estará sob a batuta dos professores doutores Paulo Emílio Martins, da Fundação Getúlio Vargas(FGV) e Rômulo do Nascimento (UPE) e o professor mestrando Ricardo Lima (FGV/UPE). A mesa será coordenado por pelo mestre em História pela UFRPE e pesquisador do Instituto Ricardo Brennand,Hugo Coelho Vieira.



Na programação da sexta-feira, acontece a continuidade dos três mini cursos, das 8h30 às 10h30, com um pit stop de meia hora para um coffee break, retomando as aulas das 11h às 12h. Das 14h às 17h, tem início a terceira mesa redonda do Colóquio: Brasil holandês: memória, acervos e patrimônio compartilhado. A iniciativa contará com a participação do Professor Doutor da Universidade de São Paulo(USP) e atual diretor da biblioteca Brasilina da USP, Pedro Puntoni, do mestre Daniel Breda, vice- presidente do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Leonardo Dantas, advogado, autor de diversos livros entre eles os Holandeses em Pernambuco e coordenador do Núcleo de Pesquisa do Instituto Ricardo Brennand, Dr. George Cabral, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e professor doutor da Universidade de Salamanca e atual professor de história da Universidade Federal de Pernambuco além da museóloga Fernanda de Oliveira da Fundação Joaquim Nabuco também participam da mesa.



Às 18h, acontece a Conferência de encerramento que será comandada pelo historiador holandês, Ernest Van Boogaart autor de vários livros como Johan Maurits van Nassau-Siegen: 1604-1679; Informações do Ceará de Georg Marcgraf( junho e agosto de 1639) e Viver e morrer no Brasil Holandês.v o historiador irá abordar The Meanings of Dutch Brazil- Os sentidos do Brasil Holandês.



No sábado(19), último dia do evento, os mini cursos prosseguem e se encerraram ao 12h. A partir das 13h, haverá visitação a exposição de Frans Post e o Brasil Holandês, na coleção do Instituto Ricardo Brennand e passeio de catamarã.



Os mini cursos do I Colóquio Internacional sobre o Brasil Holandês custam entre R$ 15,00 e R$ 60,00. Informações e inscrições: (81) 2121-0354 ou pelo e-mail cursos.projetos@institutoricardobrennand.org.br.




Serviço:



I Colóquio Internacional sobre o Brasil Holandês


Onde: Instituto Ricardo Brennand


Quando: De 16 a 19 de novembro


Informações: (81) 2121-0354