Resíduo reciclável do Paço Alfândega vai virar artesanato

Imagem/Divulgação

Parceria com Reciclar-te vai direcionar material para unidades prisionais onde serão transformadas em produtos que serão vendidos no centro de compras

 

A partir de 21 de setembro o Paço Alfândega dá início a um projeto que é reflexo de sua preocupação com questões sociais e ambientais. Em parceria com a Associação Reciclar-te o centro de compras passa a direcionar todos os resíduos recicláveis para serem transformados em artesanato por internos dos centros de ressocialização Aníbal Bruno, Barreto Campelo e Agrícola de Itamaracá.

 

Os produtos – bolsas, agendas, blocos de nota, tapetes, brinquedos e até mesmo adubo orgânico - serão expostos e comercializados no próprio Paço, em uma loja localizada no primeiro piso do centro de compras, a Paço Sustentável. "Desta forma, fornecendo o espaço para venda dos produtos ultrapassamos o assistencialismo e oferecemos uma saída realmente sustentável para o projeto" – explica Hélio Azevedo, superintendente do Paço Alfândega.

 

Ainda de acordo com o gestor, para que o projeto funcione perfeitamente foram realizadas sensibilizações e treinamentos com lojistas e funcionários para que eles realizassem o descarte de materiais de modo que estes possam ser aproveitados. "É que não basta simplesmente disponibilizar os resíduos. O material deve ser entregue de maneira correta, obedecendo a padrões de higiene e armazenamento que viabilizam o uso" – explica.

 

FUNCIONAMENTO – Uma vez por semana um caminhão da Reciclar-te vai ao Paço Alfândega para recolher o material e depois encaminha-lo para os centros de ressocialização onde serão manufaturadas pelos internos, que recebem um salário pelo trabalho que realizam e ainda acompanhamento psico-social junto às suas famílias. "Oferecemos cursos na área ambiental e sobre geração de renda para que, de alguma forma, eles tenham uma consciência ambiental mais elaborada e tornem-se cidadãos críticos de sua comunidade quando forem reintegrados" – coloca Ana Paula Valdez, Coordenadora da Associação Reciclar-te, uma OCIPE (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

 

EXPO - Para marcar o início da operação de envio do material de descarte para a reciclagem e ainda a inauguração da Paço Sustentável, será realizada a mostra "Do que isso é feito", com 12 fotos do processo de manufatura das peças artesanais. Os cliques foram feitos por um dos internos, que fotografou seus colegas durante as sessões de trabalho. Marcos Silva já gozava do benefício do regime semi-aberto e estava empolgado em fazer os registros e com a perspectiva de ter uma exposição sua no Paço Alfândega, no entanto não poderá ver o resultado de seu trabalho, pois foi assassinado no último mês de julho.

 

"Infelizmente fica esta nota triste e a angústia de saber que muitos dos internos acabam assim, mesmo que procurem se recuperar e voltarem à sociedade como cidadãos. As rixas, as vinganças, muitas vezes esperam o ensejo de acontecerem. Mas sabemos que ele ficaria muito feliz em ter seu trabalho exposto e este é mais um motivo para realizar a exposição" –comenta Valdez.  

 

RECICLAR-TE - Associação sem fins lucrativos criada com o intuito de promover a inclusão social e diminuir os índices de violência do estado, capacita e emprega detentos de unidades prisionais em Pernambuco. Trabalha com parceiros que doam seus resíduos que servem de matéria prima de produtos que geram renda para detentos e também são revertidos em cursos de capacitação dentro das unidades prisionais.

 

SERVIÇO:

Inauguração da loja Paço Sustentável e mostra "Do que isso é feito"

Quando: 21 de setembro

Horário: 18h

Paço Alfândega

Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife


Contato para entrevistas:

Hélio Azevedo – Superintendente do Paço Alfândega

Fone: (81) 3194-2126

Ana Paula Valdez – Coordenadora da Associação Reciclar-te

Fone: (81) 9726-1484.