Para agüentar a diversão

Foto/ Divulgação

 



As danças típicas, os trajes caipiras e brincadeiras fazem parte de uma das festas mais badaladas do Nordeste, no mês de Junho: o São João, um período de festejos maravilhosas que revelam traços culturais de regiões do país recheadas de tradições e que simbolizam uma mistura de costumes de duas raças diferentes a afro-brasileira e a indígena.

 

Essas comemorações eram chamadas no passado de "festas joaninas", segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos do século IV. Comemorada em diversos países do mundo só que de formas diferentes, o São João é uma festa de origem da comemoração é pagã, que foi incorporada pelo cristianismo durante a Idade Média e passou a louvar determinados santos populares.

 

Os festejos são comemorados com muita comida típica, aproveitando a época da colheita do milho no Nordeste. Este cereal, que recebeu um nome de origem indígena caribenha e é cultivado na maior parte do mundo, tem seus primeiros registros de cultivo datados de 7.300 anos em regiões próximas ao litoral do México.

 

A produção mundial de milho chegou a 600 milhões de toneladas, tendo os Estados Unidos hoje como o seu maior produtor. Mas, o Brasil também é um grande produtor e exportador, na qual esta iguaria se destaca como  a matéria-prima principal de vários pratos da culinária típica brasileira como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, cremes, entre outros como bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido.

 

Diversas comidas típicas ganham o gosto popular e fazem parte do cardápio neste período: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.  São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Mas, o coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.

 

Tudo muito rico em caloria que nem sempre proporciona as energias necessárias para manter o pique durante esses festejos e ainda extrapolam a dieta. Por isso, a nutricionista Kátia Cristina Silva da Prolev do Brasil, empresa de alimentos e produtos funcionais, sugere uma receita fácil e adequada para a data. "O importante neste período de festas juninas é beber líquidos que dêem mais energia e disposição para brincar o São João e dançar nas festas juninas", frisa.

Para atender essa necessidade do período, sugere-se o "Quentão à moda Prolev", que leva ingredientes fáceis de encontrar em farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais.

 

Ingredientes:

180ml de água quente ou gelada

02 colheres  de sopa de leite em pó

1 1/2 colher de sopa de guaraná mix

 

Modo de fazer:

Misture tudo no liquidificador e tome antes de sair para brincar.

 

 

Da Assessoria de Imprensa / Primma Comunicação Estratégica