Publicitários analisam o Projeto Pernambuco na Copa 2014

Foto/ Ivaldo Bezerra

 
Os publicitários das agências ligadas à Associação Brasileira de Agências de Publicidade e ao Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco se reuniram com Silvio Bompastor, secretário extraordinário da Copa de 2014, em exercício, nessa última sexta (29), para conhecerem os detalhes que envolvem as obras e os impactos desta iniciativa e perspectivas de negócios gerados para o Estado, bem como oportunidades para o segmento. O encontro se deu com mais uma edição mensal do Fórum da Propaganda, numa realização conjunta da Abap-PE e Sinapro-PE, no JCPM.
 
No debate desenvolvido com os publicitários, o secretário estadual explicou todo o projeto e revelou curiosidades em torno das obras e do cronograma que ele garante estar em dia, com a inauguração da Arena da Copa marcada para 6 de janeiro de 2013. Durante sua explanação, Bompastor esclareceu dúvidas do setor e anunciou serviços que tranquilizam muitas áreas envolvidas com a Copa. "Existe uma pessoa que quer saber passo a passo sobre as obras. Semanalmente isso é mostrado a ele: o Governador do Estado, Eduardo Campos. Ele diz que temos pressa e que a população não pode esperar. Que os investimentos na Arena da Copa são grandes e que temos que garantir, através dessa iniciativa as contrapartidas que chegarão ao Estado, através de serviços de infraestrutura. Que não devemos ver a Arena apenas como uma ação da Copa. Ela gera novos serviços, com retornos significativos", disse Bompastor.
 
Com a sua explanação, Bompastor adiantou um problema que poderia prepcupar o segmento de comunicação, caso não já estivesse sendo resolvido: hoje na área da Arena da Copa não se consegue falar por celular. Mas o secretário explicou que a Oi que ficará responsável pelos serviços de TI e Telecom da Copa em todo o Brasil já garantiu ao Governo Eduardo Campos ter a solução para este problema. Questionado se com as obras em andamento, viria, pelo Governo do Estado, uma nova pista para nosso Aeroporto Internacional, foi categórico: não. para isso teríamos que avançar pelo espaço da base Aérea e no momento isso é tecnicamente inoportuno.
 
Bombastor lembrou que o Estado está em dia com o cronograma, mantendo nada menos que 600 homens trabalhando diariamente, em quatro turnos "Faça chuva ou faça sol". Disse que um terminal de passageiros integrado ao metrô será erguido e que trará benefícios para o difícil trânsito recifense. Revelou parcerias, falou sobre o consórcio criado para construção da Arena e mostrou que em vários setores estarão abertas possibilidades para trabalho dos segmentos variados, inclusive o dos publicitários.
 
Ângelo Melo é o novo diretor da Abap -PE
 
Em paralelo à palestra do secretário estadual, os publicitários puderam votar para a nova diretoria da Abap, tanto local como nacional, já que o pleito ocorreu conjuntamente. Os publicitários usaram terminais de computação instalados no local, exclusivamente para o pleito, elegendo, através de uma chapa única, Ângelo Mello (Presidência), Cristina Queiroz (Diretora-Financeira), Jackson Carvalho (Diretor–secretário). Essa foi a primeira eleição online das Abaps, país afora. "Ainda não sabemos a data da posse", disse Ângelo Mello, lembrando que vai entrar em contato com a entidade nacional para saber das providências sobre essa data.
 
Ângelo Mello substituiu Edison Martins para o biênio 2011-2013. Luis Lara, presidente da Abap nacional foi reconduzido ao cargo, também para este período, tendo em sua chapa o pernambuco Queiroz Filho, diretor nacional da entidade. Tanto a Abap-PE quanto a entidade nacional caminharam neste pleito com chapas únicas, em busca de união, tendo como foco o fortalecimento dos publicitários no mercado.
 
Ampliar o número de associados; garantir uma gestão equilibrada; desenvolver ações que melhore qualidade de trabalho e a defesa de uma gestão em prol do setor, com capacitação profissional, são algumas metas a serem perseguidas pela Abap-PE. "Apostamos na união do setor, mais uma vez", lembra Edison Martins, o presidente que sai.  "O fortalecimento do segmento é a maior meta", lembra Ângelo Mello, que se diz entusiasmado com o novo desafio.