Feira Nova: Agricultura familiar na merenda escolar

Foto/ Google

 

 

A Prefeitura de Feira Nova, no Agreste pernambucano, lançou, na última nesta sexta-feira (29), o programa Alimentação Escolar Nota 10 que visa ampliar a participação da agricultura familiar na merenda escolar. Com o programa, 68% dos recursos aplicados na merenda serão destinados à compra de alimentos produzidos por esses agricultores.

A expectativa da Prefeitura é de beneficiar cerca de 30 agricultores familiares - vinculados à Associação Comunitária de Moradores e Desenvolvimento Rural Quatro Contas e Sítio Novo. O investimento é de cerca de R$ 151 mil e cada agricultor poderá vender, em média, R$ 5 mil para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao todo, serão adquiridas 26 toneladas de produtos como batata doce, carne bovina, carne caprina, coentro, fruta minimamente processada, inhame, jerimum, macaxeira, mamão, pimentão e mais de 37 mil unidades de tapioca, laranja e banana.

A decisão de ampliar o percentual de aquisição de produtos para a merenda escolar de Feira Nova é um dos caminhos encontrados para fortalecer a agricultura familiar do município. Isso porque, de acordo com a Lei 11.947, as prefeituras são obrigadas a adquirir, no mínimo, apenas 30% de seus alimentos utilizados na merenda desses agricultores.

Além dessa aquisição, outras ações vêm sendo desenvolvidas pela gestão municipal como aquisição de tratores para arar a terra em 100% das pequenas propriedades; distribuição de sementes; assistência técnica e elaboração de projetos de fomento e custeio para os agricultores; realização de feira agroecológica e apoio a elaboração e execução de propostas para a participação desses produtores no Programa Aquisição de Alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O município de Feira Nova fica localizado no Agreste Setentrional. A rede municipal de ensino é formada por 19 escolas e 3,3 mil alunos.