Seminário Financiamento à Inovação aporta em Recife





De acordo com estimativas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), menos de 10% do total das empresas que realizam atividades de P&D no país estão usufruindo dos benefícios da Lei do Bem, o que significa que ainda há necessidade de maior divulgação de tais benefícios e melhor preparação por parte das empresas. Pensando nisso, a Brain Inovação em parceria com a Moros Consulting promovem o Seminário Financiamento à Inovação, no próximo dia 26, das 9 às 12h, no Hotel Atlante Plaza. O evento é itinerante e acontece também nas cidades de Fortaleza e Salvador e contará com especialistas da área de inovação Podem participar do evento gestores das unidades Financeira e Contábil e dos serviços de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas ligadas à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

 

O Seminário tem a proposta de disseminar e esclarecer possíveis dúvidas não apenas das empresas que promovem pesquisa em inovação tecnológica, mas também àquelas empresas que tem interesse em iniciar investimentos em P&D, além de compartilhar conhecimento sobre o uso dos Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica como instrumento para a economia de custos tributários. Serão discutidos o contexto da inovação no Brasil, com destaque para os desafios e as oportunidades da Captação de Recursos e do uso dos Incentivos Fiscais à inovação Tecnológica. O objetivo é discutir o contexto da inovação no Brasil, com forte ênfase na perspectiva de Recursos Financeiros; compartilhar conhecimento sobre o uso dos Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica como instrumento para a economia de custos tributários; e expor metodologia que integra a gestão do portfólio de projetos inovadores e a Captação de Recursos, para maximizar a utilização dos recursos financeiros de P&D.

 

No relatório publicado pelo MCT no final de 2010, referente ao ano de 2009, a maior parte das empresas beneficiadas está no Sul (198) e Sudeste (312), como já vinha ocorrendo nos anos anteriores. Como "A Lei nº 11.196, de 2005, conhecida como a "Lei do Bem" disponibiliza até 31 de julho de cada ano, para as empresas apresentem ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) informações sobre seus programas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, as quais servem de base para a verificação da observância das condições para fruição dos benefícios fiscais da Lei do Bem, o objetivo do evento é tornar essa oportunidade de conhecimento das empresas para que elas consigam se beneficiar ainda no corrente ano.

 

Na programação serão debatidos temas sobre Contexto da Inovação no Brasil: Desafios e Oportunidades; Lei do Bem: uso dos Incentivos Fiscais a Inovação Tecnológica, e posicionamento diante dos pontos controversos do marco regulatório; e Captação de Recursos: busca por fomento integrada a gestão de portfólio. Participação de Alexandre Pauperio – diretor da Brain (empresa privada, especializada em gestão da inovação), mestre em administração com atuações na FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Foi vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa; Manoela Soares – é sócia-fundadora da Incentivar Consultoria, empresa incorporada pelo Grupo Instituto Inovação. Atualmente é gestora de projetos de incentivos fiscais à inovação e fomento à inovação em empresas como Usiminas, Fiat Automóveis, Sadia e Kraft Foods; Fabian Diniz –sócio fundador da Moros Consulting, já foi responsável pela captação e coordenação técnico-financeira do Projeto de Expansão de competências do Cimatec, projeto da ordem de R$ 50 milhões de reais. Participação da Elaboração da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e Coordenador do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento do Parque Tecnológico da BA. Mestrando em Gestão da Inovação pelo ITA/UFBA


As vagas são limitadas. Inscrições e informações podem ser feitas pelo brain@brasilinovacao.com.br ou pelo fone: 71 3353-3563

 

SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES

 

Fabian Diniz: é sócio fundador da Moros Consulting, empresa de Consultoria em Gestão e Capacitação, que utiliza as ferramentas BI e Jogos adultos para a atuação nas respectivas áreas. Atua também com a elaboração de projetos para captação de recursos, nos diversos órgãos de financiamento e fomento. Foi coordenador Técnico do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial no Estado da Bahia. Responsável pela elaboração do Programa e pela captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, linha para INOVAÇÃO Tecnológica nos APLs, pelo Governo do Estado da BA. Responsável pela captação e coordenação técnico-financeira do Projeto de Expansão de competências do Cimatec, projeto da ordem de R$ 50 milhões de reais. Participação da Elaboração da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e Coordenador do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento do Parque Tecnológico da BA. Mestrando em Gestão da Inovação pelo ITA/UFBA.

 

Alexandre Pauperio: é diretor da BRAIN, administrador de empresas, mestre em administração (UFBA 1998), com atuações na FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia (1997- 1998), Universidade Salvador – Unifacs (1998-2003), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (2003) e como diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2003-2006). Ativo participante do Sistema Nacional de Inovação, é professor nas áreas de inovação, criatividade, estratégia, administração e projetos. Foi vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa e agraciado com o Título de Administrador Emérito pelo CRA-BA (2005).

 

Manoela Soares: é sócia-fundadora da Incentivar Consultoria, empresa incorporada pelo Grupo Instituto Inovação. Na Inventta, consolidou a área de Recursos Financeiros para Inovação, na qual desempenha um papel importante de desenvolvimento de competências e metodologias. Atualmente é gestora de projetos de incentivos fiscais à inovação e fomento à inovação em empresas como Usiminas, Fiat Automóveis, Magneti Marelli, Teksid, CNH, Iveco, Scania, Natura, Fibria, Suzano, ArcelorMittal, Bunge, Sadia e Kraft Foods.Formou-se no Ibmec em Administração de Empresas. Antes de fundar a Incentivar atuou na iniciativa privada em atividades como elaboração de plano de negócios, mapeamento de tecnologias e oportunidades e valoração de tecnologias. Atuou também na avaliação de tecnologias em programas governamentais junto à universidades, no Instituto Inovação.

 

 

 

Da Assessoria de Imprensa/ Primma Comunicação Estratégica