Acerto de marcha Pára-quedista Real

Foto/ Germana Soares

A folia do Pára-quedista Real começa mais cedo. O bloco aproveita o mês de fevereiro para começar a esquentar para o Carnaval e realiza seu primeiro acerto de marcha. A prévia acontece no dia 16, a partir das 20h30, no clube AABB, que receberá a decoração adequada a um baile de carnaval.

 

Animando o ensaio, o maestro Marco Lucena comanda a orquestra e coral Pára-quedista Real. Como não poderia faltar, traz no repertório frevos clássicos como "Valores do Passado", de Edgar Moraes, e "Evocação Nº1", de Nelson Ferreira. Mas também inova apresentando releituras, tais como a canção "Carinhoso", de Pixinguinha, que recebeu um arranjo especial e foi transformada em frevo de bloco pelo músico Cláudio Almeida.

 

Na ocasião, também serão lançadas as músicas inéditas "Batuta, o bloco", composta por Humberto Vieira e Maurício Cavalcanti em homenagem ao saudoso Batutas de São José, e "É não", de Heleno Ramalho, que exprime a alegria dos encontros do Pára-quedista.

 

"A nossa ideia com o repertório é partir de antigas experiências para lançar novas composições, arranjos, melodias. Queremos fugir do tradicionalismo e nos diferenciar dos demais blocos líricos. Por isso, procuramos sempre fazer releituras e acrescentar novas canções. Este ano, por exemplo, incluímos algumas marchas ranchos, típicas do Carnaval carioca", comenta Humberto, que também é fundador do Pára-quedista.

 

Além deste acerto de marcha, está programado um segundo ensaio, no dia 23 de fevereiro, também no AABB. Já o grande desfile acontece no dia 2 de março, pelas ruas do Poço da Panela, a partir das 20h, com concentração em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde. Ao fim do percurso, aí sim a festa se completa com as orquestras do Maestro Duda e Maestro Marco Lucena.     

 

Origem - O Pára-quedista Real nasceu em 1999 para atender aos anseios de alguns adoradores de Frevo de Bloco em dar um novo rumo às brincadeiras de Carnaval e incrementar o pólo espontâneo das festas de Momo no bairro de Casa Forte, mais precisamente no histórico Poço da Panela. O que vem sendo bem cumprido ao longo dos 11 anos de desfile, com apenas uma pausa em 2009.

 

O nome da agremiação tem sua origem na fusão de dois conceitos: o Pára-quedista é alusivo à música homônima que o compositor Roberto Bozan fez para o bloco Madeira do Rosarinho, e o Real vem da Estrada Real do Poço, de onde sai o desfile.

 

 

SERVIÇO:

Ensaio do Pára-quedista Real;

Quarta-feira (16.02), a partir das 20h30;

Na AABB, na Av. Dr. Malaquias, 204, Graças;

Couvert artístico: R$ 10;

Informações: (81) 3081.7170 (Shirlene).

 

 

 

Da Assessoria de Imprensa / Diálogo Comunicação