Encontro de Sanfoneiros agita a Zona da Mata neste final de semana

Foto/Divulgação

 

A cidade de Vicência, na Mata Norte, abre espaço para a Sanfona na próxima sexta e sábado, dias 26 e 27, quando acontece o Encontro dos Sanfoneiros promovido pelo Festival Canavial 2010. Mais de 20 tocadores de várias gerações se apresentarão, na Praça da Igreja, no Centro da Cidade, a partir das 20h. No sábado, ainda haverá show de Silvério Pessoa.

 

O objetivo do Encontro é promover a cultura da sanfona na Mata Norte e homenagear dois sanfoneiros famosos da região: Severino Luiz de França, o Biu da Mata, na sexta (26) e Aldo Lourenço Guerra, conhecido como Baixinho dos Oito baixos, no sábado (27).  "Cada sanfoneiro fará uma curta apresentação", explica Jairo Melo, um dos produtores do encontro – que aposta no sucesso do evento. "Com o resultado deste ano, possivelmente vamos criar um festival de sanfoneiros na cidade, uma vez que este tem como finalidade promover uma confraternização entre os tocadores, além de resgatar a cultura da sanfona na região", completa.

 

PROGRAMAÇÃO - Na sexta-feira, 26, participam do Encontro de Sanfoneiros, nomes expressivos deste universo como Val Sanfoneiro (Vicência), Kakéu (Passira), Paulinho do Acordeon (Carpina), Erasmo de Murupé (Vicência), Raimundo Nunes (Teixeira, na Paraíba), Zequinha de Aleixo (Recife), Louro (Nazaré da Mata), Deivinho (Carpina) e Biu Mata (Vicência), que é homenageado. Após as apresentações, show de Jaiminho do Exú.

 

No sábado, dia 27, as apresentações ficam por conta de Genildo (Vicência), Antônio do Fole (Tracunhaém), Zé Lourenço (Vicência), João Párea (Tracunhaém), Joãozinho do Acordeon (Vitória de Santo Antão), Badé da Paraíba (Pedras de Fogo, Paraíba), Zé Viana (Lagoa do Carro), Mahtma (Timbaúba) e Baixinho dos Oito Baixos (Vicência), o outro homenageado do encontro, depois show de Silvério Pessoa e Luizinho Calixto.

 

Durante o encontro, os produtores também querem mostrar para o público a diferença entre a sanfona de oito baixos e a de 120 baixos, tocadas do Baixinho dos Oito Baixos e Biu Mata, respectivamente. "A de 120 é mais fácil de tocar, por conter várias notas. Já a de oito baixos é muito mais difícil, pois tem uma nota só", diz Jairo Melo. Outra curiosidade, diz Jairo, é que o toque da sanfona de oito baixos, no Nordeste, é diferente de qualquer outra do mundo. "Sua afinação é única, foi idealizada na região, sendo diferente de todas as demais", garante.

  

 

HOMENAGEADOS REPRESENTAM CULTURA REGIONAL

 

Segundo Afonso Oliveira, coordenador geral do Festival Canavial, os dois homenageados pelo encontro nesta edição do evento são grandes artistas, queridos nos municípios pernambucanos e representam muito bem a cultura local e a sanfona regional. "Este encontro somente veio engrandecer o festival Canavial que chega a sua 5º realização. Promover esse som e esses artistas é uma obrigação de quem lida com eventos. São nossas raízes que devemos preservar", lembra Oliveira.

 

Baixinho dos Oito Baixos - Baixinho dos Oitos Baixos tem apenas 40 anos. Mas é, sem dúvida, um dos maiores tocadores da Mata Norte. Nascido em Vicência, Aldo Lourenço Guerra – seu nome de batismo -, toca sanfona desde os 9 anos de idade, ou seja, há 31 anos. Com currículo bastante concorrido, Baixinho já percorreu todo o país tocando sua sanfona de oito baixos, tendo gravado dois CDs. O primeiro em 2003, "8 mais 1" e o segundo em 2010, "Luz e Caminho".

 

Biu da Mata - Nasceu na cidade de Aliança-PE e aos 25 anos passou a morar em Vicência, mais precisamente na Usina Barra. Aos 15 anos comprou um realejo (instrumento de sopro). Dois anos depois adquiriu sua primeira sanfona, um fole de 8 baixos, com o qual aprendeu a tocar sozinho. Fez seu primeiro show em um Baile de Latada em 1957. Em 1960 comprou sua primeira sanfona de 80 baixos. E foi assim que Severino Luiz de França conquistou respeito no cenário e colocou, inclusive, seus filhos para tocar o instrumento.

 

 

 

SERVIÇO:

 

Festival Canavial 2010

 

Coordenador geral: Afonso Oliveira

Email: afonso.oliveira@yahoo.com.br   Telefone: 9657-3092

 

Produção: Ângelo Filizola (Pentagrama)

E-mail: pentagramaproducao@bol.com.br Telefone: 9971-5658

 

Encontro dos Sanfoneiros: Anselmo Alves Telefone: 9955. 6741

 

 

 

Da Assessoria de Imprensa/ SL Comunicação & Marketing