Encontro de cirandeiros abre programação do Festival Canavial 2010
A cidade de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, será a cidade da Ciranda na próxima sexta e sábado, dias 19 e 20, quando tem início a programação do Festival Canavial 2010. O motivo é o Encontro de Cirandeiros que acontece na Praça Costa Azevedo, no centro da cidade, e reunirá mais de 10 grupos de ciranda da região, sempre a partir das 20h. O Festival Canavial segue até o dia 4 de dezembro e irá percorrer ainda os municípios de Condado, Aliança, Nazaré da Mata e Vicência – sempre com atrações que valorizam a cultura da região.
Entre os grandes mestres que participam do Encontro de Cirandeiros estão Erasmo e a ciranda Nordestina, Genivaldo e a ciranda Flor do Amor, Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros, Zé Galdino e a ciranda do Amor e Moisés Lins a ciranda Alinhando Pensamentos, além de Zé Dias e a ciranda Rainha Pernambucana, Edmilson e a ciranda Estrela, João Limoeiro e a ciranda Brasileira, Santino e a ciranda Popular e, por fim, Zé Duda e a ciranda Rosa de Ouro. O Bloco Caravana Andaluza é o convidado especial da sexta-feira e o maracatu Leão Misterioso é o do sábado.
Muitos dos participantes têm uma longa história de amor com a Ciranda. João Limoeiro, por exemplo, começou na década de 70, no Pátio de São Pedro, além de ter fundado a Ciranda Imperial da Bomba do Hemetério, em 1972, hoje conhecida como a Ciranda Brasileira, com sede em Carpina. Zé Duda é um dos mais antigos e respeitados mestres da região. Tem mais de 50 anos de ciranda. Duda passou alguns anos apenas no maracatu e, recentemente, voltou a fazer ciranda, gravando, inclusive, um disco com Jorge Mautner, batizado de "Kaosnavial", ano passado, com muita ligação com a ciranda.