Serra Negra realiza Festival de Gastronomia

Foto/ Eudes Santana


O distrito de Serra Negra, no município de Bezerros, localizado a 107 quilômetros do Recife, se prepara para ser palco pela segunda vez de um festival gastronômico. Trata-se do II Festival de Gastronomia de Serra Negra, que acontece de 16 de outubro a 15 de novembro e vai reunir os dez principais bares e restaurantes em funcionamento na região.

A abertura do festival acontece no próprio dia 16 de outubro, às 17h, no Pólo Cultural da Serra Negra com um show que tem início no pôr do sol. Uma apresentação solo do sax de Alexandre Ferreira, do Cascabulho, abre a programação. Em seguida, ele interage com a banda Má Companhia para tocar os melhores hits de Beatles, Pink Floyd, Bob Dylan, Raul Seixas, Zé Ramalho, entre outros grandes nomes da música mundial. A noite conta ainda com show da banda Seu Rodolpho, que leva ao público as melhores músicas da MPB.

Barracas padronizadas estarão no local com amostras dos pratos que serão servidos durante os 30 dias do festival. O público poderá fazer rápidas degustações e a partir do dia seguinte ir aos restaurantes provar os menus completos. A proposta do evento é revelar aos visitantes os sabores dos bares e restaurantes da Serra Negra, destacando o melhor da culinária típica do agreste do Estado, além dos potenciais turísticos do lugar, situado a 960 metros de altitude em elação ao nível do mar e cercado por grutas, parques, reserva ecológica e um belo visual de montanhas. A realização do evento é da Duxi Promo, com o patrocínio da Pitú e apoio da Prefeitura de Bezerros.

"Muitas pessoas conhecem a Serra, mas a maioria não faz ideia da quantidade de bares e restaurantes existentes na Região. E quem não conhece tem uma boa oportunidade agora. O Festival de Gastronomia tem como proposta mostrar o melhor da cozinha rural do agreste pernambucano", conta a idealizadora e coordenadora do evento, Patrícia Raposo, sócia-diretora da Duxi Promo.

Neste ano, uma das novidades do festival é a participação da chef e consultora Sílvia Vasconcelos. Com curso de hotelaria com ênfase em gastronomia e passagem pela escola de gastronomia do Senac-PE, Sílvia vem dando orientações aos bares e restaurantes participantes sobre a montagem dos pratos para o festival. "O trabalho da consultora gastronômica passa pela análise dos ingredientes, acompanhamentos mais adequado para cada tipo de prato e sua apresentação", explica Patrícia.

O Festival de Gastronomia da Serra Negra visa preparar o segmento de bares e restaurantes para o crescente fluxo de visitantes, atraídos pelo clima frio e pelas belezas naturais da Região. A iniciativa é da Duxi Promo, que foca as atividades do festival na capacitação tanto na área de cozinha como no atendimento no salão.  É possível conhecer o mapa dos bares visitando o site do festival: www.bemtemperado.com.br/saboresdaserranegra.

Conheça a lista dos bares e restaurantes participantes:

1.      BAR DA SERRA: Carne de sol acebolada com pirão de queijo coalho e couve frita.

2.      CALDINHO PÉ DE SERRA: Arrumadinho de charque com farofa de manteiga de garrafa.

3.      CANTO DA SERRA: Cozido pernambucano.

4.      MIRANTE BAR e RESTAURANTE: Iscas de bacalhau ao coco com purê de jerimum.

5.      BAR DA GALINHA: Coxas e sobre coxas de frango assadas na brasa com baião de dois.

6.      DELÍCIAS DA SERRA: Galinha à cabidela com farofa de cuscuz.

7.      BAR DO MANÉ: Picadinho ao molho, com cubos de macaxeira e queijo frito na manteiga.

8.      BAR DO TOTA: Costela de boi guisada com farofa de feijão de corda e lingüiça matuta.

9.      BAR DO SEBASTIÃO: Charque brejeira com farofa de ovos de capoeira.

10.   PARADOR AYATANA: Espetada de picanha de cordeiro ao curry de abacaxi e coentro, com farofa surpresa, batatinhas sauté e arroz de castanhas.



Da Assessoria de Imprensa/ Duxi Comunicação e Projetos