Outubro Rosa no Paço Alfândega

Foto/ Divulgação

 


 

Durante o mês de outubro, vários prédios-monumentos da capital pernambucana ficaram iluminados de rosa à noite, iniciativa da Associação Pernambucana dos Amigos do Peito (Apeape) em parceria com o Outubro Rosa, conhecido mundialmente como Rose Day. No próximo domingo (24/10) acontece o primeiro evento da campanha no Recife, no Paço Alfândega, com distribuição de panfletos e orientação à população sobre a importância da detecção precoce da doença, e realização de mamografia, das 14h às 17h.   

 

No dia 30, para marcar o encerramento da campanha, as atividades serão no Parque da Jaqueira, com palestras com mastologistas e oncologistas, além de serem armadas tendas (mamamóvel) com a presença de profissionais que comandarão orientações sobre a doença, das 8h30 às 13h. À frente de ambas as atividades (Paço Alfândega e Parque da Jaqueira) está o GAAPAC, representante da FEMAMA no Recife.

Pernambuco acompanha Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Natal e Fortaleza, que já tiveram inúmeros prédios, monumentos e pontos turísticos iluminados, a exemplo do Cristo Redentor, no Rio, e do Elevador Lacerda, em Salvador. No Recife, estão iluminados de rosa o Paço Alfândega, Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), a Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a sede dos Diários Associados em Pernambuco e o edifício JCPM. As fachadas ficarão iluminadas até o dia 31 deste mês. O nome Rose Day remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.

A doença - O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No Brasil, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano, e esse número vem aumentando nas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas em número muito menor.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente, mas nem todo tumor na mama é maligno. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso a importância de toda mulher fazer uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.



Serviço:

Outubro Rosa no Paço Alfândega: com orientação sobre o câncer de mama e mamografia

Data: 24 de novembro

Horário: 14h às 17h

Local: Paço Alfândega (Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife)





Da Assessoria de Imprensa/ Press Comunicação