Mostra sobre astronomia e de cartografia em Pernambuco
| |
Quando chegou ao Nordeste brasileiro no século XVII, o alemão George Marcgrave não imaginava a repercussão do seu trabalho na comitiva de Maurício de Nassau para Pernambuco e para a história da ciência natural no mundo. Contemporâneo de expoentes importantes como Frans Post e Albert Eckhout, este cientista natural alemão carrega em seu nome um grande legado na área de cartografia e astronomia que poderá ser conferido na mostra "400 anos de Georg Marcgrave", a partir desta sexta (dia 08 de Outubro), no Clube Municipal de Ipojuca.
Sua estadia no Recife, na primeira metade do Século XVII, gerou um minucioso trabalho cartográfico sobre o Brasil, que merece hoje destaque pelo amplo registro da nossa geografia em publicações raras, como o livro de Gaspar Barléu (Rerum per Octenium in Brasiliae), publicação de 1647. No campo da astronomia, foi o responsável pelo primeiro observatório astronômico no hemisfério sul do planeta, onde pôde desenvolver a observação e o relato de diversos eclipses no Recife e realizar, a partir desses dados, o cálculo da distância entre a Europa e a América.
Georg Marcgrave nasceu em Liebstad, na Alemanha (1610), e estudou matemática, astronomia, medicina e botânica em diversas universidades. Em meados de 1630, integrou a expedição científica e militar de Maurício de Nassau, como ajudante do médico Willem Piso, chegando chega a Recife, em 1638, onde permaneceu até 1643. Morreu prematuramente aos 34 anos, em 1648, em Luanda, e deixou inacabada a obra Proginástica Matemática Americana, voltada a astronomia.
São essas particularidades dos estudos e das contribuições para as ciências naturais que poderão ser conferidas de perto, deste dia 08 até o dia 28 de outubro, na exposição sobre o naturalista alemão, considerado o pioneiro nesta área científica no Brasil. "400 anos de Georg Marcgrave" está aberta ao público e para mais de 20 escolas de Ipojuca e de demais instituições de municípios vizinhos, que podem agendar horário para visitação de grupos na Secretaria de Ciência e Tecnologia, através do telefone (81) 3551.0438, das 9h às 13h.
Os visitantes serão recebidos por 15 monitores da Secretaria Municipal de Educação, que integram o corpo docente das instituições de ensino do município, que foram treinados para receber os visitantes pela coordenação do Museu Louis Jacques Brunet. A capacitação foi desenvolvida com o intuito de aprofundar o conhecimento destes profissionais a respeito das ciências sociais e sobre o trabalho do estudioso, tendo como foco maior a astronomia e a cartografia.
Durante os dias da exposição, o público ainda poderá conferir um documentário sobre o acervo do Museu Louis Jacques Brunet, produzido pela própria secretaria de ciência e tecnologia de Ipojuca. A produção será com base nas peças e informações sobre procedência e empalhamento de um animal, da Coordenadora do Museu Louis Jacques Brunet, Ana Catarina Sales.
Esta etapa da exposição em Ipojuca integra a segunda etapa do programa Itinerâncias, que tem como objetivo a apreciação deste acervo e deste conhecimento científico para outras comunidades do Estado e da Região. A proposta, que conta com patrocínio do Consulado Geral da Alemanha no Recife, integra ainda as atividades do projeto Brasil-Alemanha/Ano da Ciência 2010.
SOBRE O MUSEU - O Museu Louis Jacques Brunet existe há mais de 100 anos e fica localizado no Ginásio Pernambucano, que é uma escola de referência em Educação Integral no Estado. Ele é o primeiro Museu de Ciências Naturais de Pernambuco e do Norte/Nordeste e mantém um dos maiores acervos de história natural do Estado, decorrentes dos estudos do seu grande entusiasta, que dá o nome à instituição, com mais de quatro mil peças na área de botânica, geologia e zoologia - com animais preservados sobre a técnica da taxidermia (empalhamento).
SERVIÇO:
Exposição 400 anos de Georg Marcgrave em Ipojuca
Período: De 8 a 28 de outubro
Horário: 8h às 17h, com intervalo das 12h às 13h
Informações e agendamento: (81) 3551.0438
Onde: Clube Municipal de Ipojuca, Centro do município
Da Assessora de Imprensa/ Ivelise Buarque