Rodrigo Braga na Amparo 60

Foto/Divulgação

 

 

Desejo Eremita é o título da nova individual do artista Rodrigo Braga, cuja abertura acontece no próximo dia 9 de setembro, na Galeria Amparo 60.  Nesta série de 17 fotografias, Braga apresenta o resultado de uma residência de imersão numa zona rural entre as pequenas cidades de Tabira e Solidão – no sertão pernambucano, a 400 km do Recife. Durante o processo, o artista se afastou das demandas da metrópole e de seu ritmo incessante, e passou a viver outra rotina, como um eremita, num novo ambiente – ligado aos aspectos mais crus e ritualísticos da natureza – que o levaram a um estado criativo mais perto dos sentidos e dos sentimentos. 


O resultado foi uma série, exposta completamente apenas na Pinacoteca da UFAL, em Maceió, que mantém elementos muito caros ao trabalho fotográfico do artista, privilegiando as questões autobiográficas, traduzidas por meio de relações de troca física e simbólica entre seu corpo, elementos e contextos naturais. "Estar de corpo inteiro no espaço natural é também se reconhecer nele, numa outra interpretação de nossa própria origem e fim", explica.

 

Durante o ano passado, Braga esteve no sertão em dois períodos. No primeiro momento, vivenciou o período chuvoso e conviveu com uma paisagem incomum de se ver no semiárido nordestino: o do verde e da abundância. No final do ano, ele voltou, agora para conviver com o contraste da adversidade da seca. 


"Nos dois casos me deparei com ambientes extremamente ricos em aspectos simbólicos para meus trabalhos. Isso me deu mais elementos do que eu imaginava para a produção das imagens. Esperava uma paisagem mais desértica e monótona, mas acabei me deparando com inúmeras possibilidades. Enfim, juntei um pouco de mim e outro tanto de tudo o que me rodeava e devolvi a série de fotografias Desejo eremita, que, certamente, é desdobramento de trabalhos anteriores, tanto pelas investigações estéticas quanto pelas preocupações discursivas", conta.

Além dos aspectos geográficos e ambientais daqueles lugares, outro viés não previsto inicialmente acabou por adentrar no processo: o cultural. Contudo, não aquele cultural pitoresco ou folclórico, mas, sim, o específico. Ao chegar num território totalmente desconhecido ele desenvolveu relações de conhecimento, estabelecendo confiança mútua com algumas pessoas, notadamente a família Almeida, proprietária da pousada caseira que se hospedou pela primeira vez em Tabira. 

Assim teve a oportunidade de adentrar na intimidade de uma rotina até então desconhecida por ele. Dos sítios e fazendas da região à dinâmica da feira de animais ou da feira livre, foi tecendo relações que, de alguma maneira, também permeiam as fotografias, sobretudo as histórias de brutal violência humana e também animal que colheu. Segundo Braga, ao rever as imagens ele percebeu que certo teor rude não é casual, e sim reflexo de uma realidade muito peculiar e por isso mesmo instigante. A série Desejo Eremita é resultado da pesquisa contemplada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística – categoria Fotografia.

O ARTISTA - Nascido em Manaus (AM) em 1976, é radicado em Recife (PE), onde se graduou em Artes Plásticas pela UFPE em 2002. Em 2009 recebe o Prêmio Marcantonio Vlilaça – Funarte/MinC, em 2010 o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia.Das exposições coletivas destacam-se: Modern Photographic Expression of Brazil (Japão, 2008); Nova Arte Nova, CCBB, (Rio de Janeiro – RJ, 2008); Rumos Itaú Cultural de Artes Visuais (São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, 2006); Vizinhos: networked art in Brazil (Áustria, 2006); O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural (São Paulo, 2005); Photomeetings Luxemburg (Luxemburgo, 2005); Projéteis de Arte Contemporânea, Funarte (Rio de Janeiro, 2005); Arte Pará (Belém, 2002 e 2006). Principais individuais: In Flanders Fields Museum (Bélgica, 2010); Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj (Recife, 2007); Museu da UFPA (Belém, 2007); Itaú Cultural (São Paulo, 2006); Galeria Marcantonio Vilaça do Santander Cultural (Recife, 2006); Galeria Clairefontaine (Luxemburgo, 2005); Galeria Susini (França, 2005). Seu trabalho vem sendo representado em feiras de arte, como: SP ARTE (São Paulo, 2010, 2009, 2008); ARCO'08 e ARCO'06, (Espanha, 2008, 2006); Paris Photo, (França, 2005); Art Cologne (Alemanha, 2005); D-Foto (Espanha, 2005). Possui trabalhos em acervos particulares e institucionais no Brasil e exterior, a exemplo do MAM-SP, Coleção Gilberto Chateubriand MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie - Paris.

 

SERVIÇO: 

Desejo Eremita - Rodrigo Braga

Abertura 9 de setembro de 2010, às 20h

Bate-papo com o artista às 20:30h

Visitação de 10 de setembro a 2 de outubro

Terças às sextas, das 10 às 13h e das 14 às 19h

Sábados das 10 às 14h

Galeria Amparo 60

Av. Domingos Ferreira, 92 A

Boa Viagem, Recife – PE

+55 81 3033.6060

www.galeriaamparo60.com.br

www.rodrigobraga.com.br

 

 

Da Assessoria de Imprensa/Texto & Design Editorial