Concerto de Flautas no Aniversário do IRB

Foto/ Sérgio Schnaider



O Instituto Ricardo Brennand realiza neste domingo(19),às 15h30 um concerto de Flautas com o grupo Consort de Flautas,da Universidade Federal de Pernambuco, para comemorar seus 8 anos recém completados no último domingo(12 de setembro).
O complexo é um dos espaços culturais mais visitados do Estado. Desde sua abertura, cerca de hum milhão e quatrocentos mil pessoas conheceram seu valioso acervo, na Várzea, considerado o maior e mais completo sobre o Brasil Holandês, atualmente em nosso país. "São mais de 12 mil visitantes por mês", lembra Lourdes Brennand que, ao lado da irmã Renata, comandam as atividades do Instituto.
O Consort de Flautas é um grupo formado por alunos, ex-alunos e professores do curso de bacharelado em flauta doce da UFPE. Com dez anos de estrada e comandado por Daniele Cruz, professora de bacharelado e licenciatura em música da UFPE, o grupo montou uma apresentação especial com repertório focado nas obras renascentistas, com maior destaque para as peças inglesas, e nos ritmos pernambucanos. A orquestra de flauta doce é composta por oito músicos e os instrumentos são cópias renascentistas vindos da Alemanha.
Nestes anos de operação, o IRB tem muito o que comemorar. Localizado na Várzea, a 14 Km do centro do Recife, o complexo cultural se destaca por oferecer um serviço diferente, sob os cuidados atentos do industrial e idealizador do espaço Ricardo Brennand: a ação educativa. Onze arte-educadores e quatro voluntários que integram este setor movimentam visitas monitoradas ao acervo para escolas públicas e privadas locais e de outros estados, de terça à sexta-feira e, nos finais de semana, atende o público espontâneo.
"É maravilhoso podermos receber cerca de 500 estudantes por dia. Muitos destes alunos estão pisando pela primeira vez num museu e ficam encantados. É muito gratificante poder propiciar esta oportunidade as crianças, muitas delas, carentes", diz orgulhoso o fundador do espaço Ricardo Brennand.
O IRB já se consolidou como o mais importante centro- cultural do Norte-Nordeste, e nestes oito anos contabiliza uma média anual em torno de 152 mil visitantes. Idealizado pelo empresário e colecionador, Ricardo Brennand, o complexo cultural reúne em 30 mil metros quadrados, do secular Engenho São João da Várzea, inúmeras obras de arte adquiridas durante mais de 60 anos de colecionismo e distribuídas em espaços como o Castelo São João, Pinacoteca, Biblioteca, Parque de Esculturas e Jardins.
Entre inúmeras aquisições, Ricardo Brennand adquiriu uma escultura de mulher confeccionada em metal, exemplar da Arte Novuoulo, além de um Dom Quixote de 1 metro e meio confeccionado em papel machê. As obras estão expostas na Pinacoteca. Oito estátuas em mármore, que representam as quatro estações, se juntaram a tantas outras esculturas e foram colocadas em frente à cafeteria do IRB.
Ao cruzar a Alameda Antônio Brennand, na Várzea, os visitantes se deparam, ainda no jardim do complexo cultural, com obras de artistas famosos como Fernando Botero, Sônia Eblig e Auguste Rodin, entre outros. Ao entrar na Pinacoteca, são recepcionados no foyer, por obras de arte sacra e esculturas neoclássicas e de arte decó, além de um piano do século XIX.
Na pinacoteca o grande destaque são as obras do pintor holandês Frans Post. 20 telas do holandês se encontram expostas e retratam todas as fases do artista (1612-1680). A coleção do IRB conserva hoje em nosso Estado, 10% de toda a produção conhecida de Post. Objetos e gravuras do Brasil Holandês (1630-1654), centenas de pinturas e gravuras retratando a paisagem brasileira dos séculos XVIII e XIX, mobiliário e belas esculturas como a do italiano Antônio Frilli, que retrata com perfeição mulher nua deitada em rede. Também podem ser conferidas no espaço expositivo. O local abriga ainda, em uma sala anexa, 48 esculturas em cera, que compõem o Julgamento de Nicolau Fouquet, Superintendente de Finanças ordinárias e extraordinárias do governo do rei Luís XIV, o rei Sol.
No Castelo São João, os visitantes conferem a maior coleção de armas brancas, no mundo, nas mãos de um colecionador particular. São mais de 3 mil peças entre armaduras, espadas, adagas, armaria, tapeçaria, quadros, objetos, entre outros, que representam históricos testemunhais das artes da guerra e caça, em seis séculos.
O complexo cultural possui uma biblioteca com cerca de 60 mil títulos, entre documentos, livros, partituras, periódicos, discos, mapas e folhetos focados na História do Brasil Holandês, Arte, Arquitetura, Armaria Medieval e Literatura. Cerca de 70 % do acervo da biblioteca já está catalogado.
O acervo abriga cerca de mil partituras de autores nacionais e estrangeiros e apesar de ainda não está aberta ao público recebe, mediante agendamento, alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. Dentre as obras, podemos destacar as partituras do padre Jaime Cavalcanti Diniz, pernambucano de Água Preta,fundador, professor e coordenador do curso de música da Escola de Belas Artes da UFPE.
Com mais de 350 compositores identificados, o material traz pérolas de Nelson Ferreira e Capiba e partituras com marchas, valsa, fox-trot e frevo canção. A biblioteca disponibiliza também coleções especiais como: Brasiliana, Gilberto Freyre, Gileno de Carli, Rui Barbosa,Viajantes do Brasil, entre outras preciosidades. " La Geografia", de Cláudio Ptolomeu, datada de 1564, é o exemplar mais antigo do acervo. Escrito em italiano, o livro é ilustrado por mapas que retratam até animais.
Concerto- O grupo Consort de Flautas da UFPE, sob a batuta da professora Daniele Cruz preparou uma apresentação especial de flautas doces para comemorar os 8 anos do Instituto Ricardo Brennand. O concerto com cerca de uma hora de duração será dividido em duas partes.
Na primeira só serão executadas obras renascentistas, em sua maioria peças inglesas e haverá também, a participação de quatro cantores do Coro Contracantos, também da Universidade Federal composto por um soprano e mezzosoprano, tenor e barítono. Na 2ª parte da apresentação o Consort irá executas músicas conhecidas dos pernambucanos em diversos gêneros musicais como frevo, maracatu, choro, caboclinho e baião.
Para essa parte do programa,juntam-se mais flautas, contrabaixo, violão, percussão e acordeon, o que dá um "tempero" diferente à sonoridade do grupo. Os interessados em assistir a apresentação do grupo na Sala do Conselho do Instituto Ricardo Brennand, espaço não aberto a visitação e reservado apenas para eventos especiais, devem se inscrever na recepção da Pinacoteca, localizada no foyer, no dia do evento. Haverá 150 vagas para a apresentação.
SERVIÇO:
Aniversário de 8 anos do Instituto Ricardo Brenannd - Concerto do Grupo Consort de Flautas
Onde:
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, na Várzea (Alameda Antônio Brennand- continuação da Rua Professor Luiz Freire, próximo ao Cefet);
Quando: dia 19 de setembro de 2010, às 15h30, na Sala do Conselho
Quanto: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,00(meia). Crianças até 7 anos não pagam.
Informações: (81) 2121-0365/2121-0352.
Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicaçao & Marketing