Malassobramentos: Os Arquivos Secretos d’O Recife Assombrado

Jornalistas lançam livro que reúne contos e pesquisas sobre histórias fantasmagóricas da capital pernambucana

 

Durante a viagem de ônibus, uma passageira idosa desaparece no ar. Moradores do bairro se escondem de uma criatura peluda que corre pelas vielas escuras. O espectro de uma bailarina surge dançando no palco do antigo teatro numa noite sem espetáculo. Nas ruas do Centro, um rapaz é perseguido por um zumbi vestido como um velho boêmio. Cenas improváveis e apavorantes que estão no livro Malassobramentos: Os Arquivos Secretos d'O Recife Assombrado, que será lançado neste domingo, dia 29 de agosto, na Festa do Livro – a partir das 11h, no stand das Edições Bagaço montado na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

São quatorze histórias baseadas em lendas e casos de assombração típicos da capital pernambucana. As narrativas, cheias de mistério e suspense, foram escritas para provocar calafrios nos leitores, embora algumas tragam uma pitada de humor. Das páginas surgem personagens medonhos como fantasmas e almas-penadas, além de seres míticos bem conhecidos dos recifenses: o Lobisomem, o Papa-figo, a Emparedada da Rua Nova, a Perna Cabeluda e a Comadre Fulozinha.

A Leitura vai agradar (e apavorar) todos os que sentem atração pela literatura fantástica. Para o público jovem, Malassombramentos... é a chance de descobrir que nas trevas da imaginação não existem só vampiros: monstros e assombrações ainda mais terríveis podem estar muito mais perto do que se imagina! Os capítulos são acompanhados de textos curtos que explicam a origem dos personagens medonhos retratados nos contos. Esses verbetes são um resumo de uma ampla pesquisa feita para o site O Recife Assombrado, que estreou na internet em 2000 com o objetivo de resgatar e preservar o imaginário da cidade secular.  O projeto revelou segredos sobrenaturais que persistem o Recife contemporâneo, feito de prédios altos e amplas avenidas.

A publicação de 145 páginas foi editada pelo jornalista Roberto Beltrão, que dividiu a produção dos textos com os também jornalistas Jaqueline Couto e Geraldo de Fraga. Ainda colaboraram o maestro (e pesquisador) Sérgio Barza e o músico André Balaio. Os desenhos em preto e branco que ilustram os capítulos são do artista plástico Fábio Rafael.

 

SERVIÇO:

Lançamento: Malassombramentos: Os Arquivos Secretos d'O Recife Assombrado

Onde: Stand das Edições Bagaço na Festa do Livro – Praça do Arsenal, Bairro do Recife

Quando: Domingo, 29 de agosto de 2010 – a partir das 11h

 
 
Da Assessoria de Imprensa/Jaqueline Couto