Viva o Verão com Saúde

Foto Divulgação/Caderno 1


Chega o verão e com ele os cuidados necessários para preservar nossa saúde sem deixar de usufruir todas as oportunidades que nosso clima tropical nos proporciona. Alguns cuidados devem ser considerados antes de nos entregarmos aos prazeres desta estação tão característica da nossa região.
Doenças do Verão - O verão ainda proporciona o aparecimento de doenças de pele das mais variadas, devido a alguns fatores desencadeantes como o aumento das temperaturas, maior transpiração, maior exposição do corpo ao sol e o contato com a areia da praia.

“As doenças de pele mais comuns são as micoses, causadas por fungos e provocam lesões de pele superficiais, com coloração clara ou avermelhada, podem ser descamativas e produzir prurido, aparecem em qualquer parte do corpo e em alguns casos nas dobras, nestes casos muito pruriginosas”, alerta o Dr. Rinaldo Nóbrega, da Viva Planos de Saúde.

Estas micoses são normalmente adquirida através de roupas ou areia de praia contaminada ou contato direto. São doenças superficiais, de fácil tratamento, mas que podem ser evitadas com alguns cuidados:
- Fazer uma boa higiene corporal, enxugando sempre todas as áreas do corpo, principalmente as dobras interdigitais axila e virilha;
- Não permanecer por muito tempo com roupas úmidas, principalmente meias e roupas íntimas;
- Não compartilhar roupas e peças de higiene.

Outras doenças comuns no verão são as lesões causadas pelo contato com alguma substância sensibilizante e posterior exposição ao sol. As substâncias mais comuns são o perfume e o limão, muito usado como tempero de algumas iguarias marítimas. São lesões avermelhadas que posteriormente se tornam escuras.
Finalmente temos as queimaduras provocadas pela exposição excessiva ao sol, sem proteção adequada. Estas queimaduras vão desde lesões avermelhadas e dolorosas a lesões bolhosas e descamativas. Estas lesões podem ser simples como leves queimaduras ou até graves como lesões cancerosas de pele. Nos casos mais graves, as exposições prolongadas e sucessivas a radiação ultravioleta (UV), principalmente no período das 9 às 15h sem proteção, são os principais fatores desencadeantes.
“Para evitarmos tais lesões, devemos ter certos cuidados como usar protetor solar com fator de proteção adequado ao tipo e cor de pele 30 minutos antes da exposição ao sol. Repetir seu uso a cada 2 horas ou sempre que sair da água e principalmente evitar exposição prolongada e frequente ao sol. As crianças jovens e os idosos devem ter estes cuidados redobrados devido a maior fragilidade da pele”, adverte o Dr. Nóbrega.
O verão está chegando e podemos aproveitar tudo que ele nos oferece sem riscos para nossa saúde, através de simples cuidados preventivos, mas é importante lembrar que um médico deve ser procurado sempre que alguma das doenças se manifestarem.

Da Assessoria de Imprensa/Caderno 1 (81.3224.9277)