Unimed Vale São Francisco promove palestra sobre Direção Defensiva

Foto/Carlos Laerte/Divulgação


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unimed Vale do São Francisco realizou nesta quinta-feira (24), no auditório da cooperativa, uma palestra sobre direção defensiva. Para a Presidente da Comissão, Rejane Braga, o trajeto casa-trabalho também se configura como acidente de trabalho. “Apostamos no tema porque alguns dos nossos colaboradores já haviam sofrido algum incidente ou passado por situações perigosas ao dirigir seus carros e motos”, disse.
Segundo o professor do Sest\Senat e instrutor de trânsito, Marcos Antônio, o conceito da direção defensiva é dirigir não apenas por si, mas também pelos outros, pensando em todo o contexto do trânsito, as leis e as possibilidades de risco no cotidiano. Para Marcos Antônio, o crescimento vertiginoso no número de motos nos últimos anos colaborou bastante para o aumento de acidentes em Petrolina. “Atualmente, vende-se mil motos por mês em apenas uma das concessionárias da cidade. Há 3 anos, tínhamos uma frota de aproximadamente 14 mil veículos e 8 mil motos. Hoje, há mais de 30 mil motos e 22 mil carros rodando na área, conforme estimativas do DETRAN/PE. É um número grande de pessoas circulando, muitas vezes sem o cuidado com a própria vida e a do próximo”, explicou.
Ainda de acordo com informações do DETRAN/PE, houve 63 acidentes com motos no último feriado apenas em Petrolina. “É um número alto e alarmante, que mostra que as pessoas não estão sendo cuidadosas. Os motociclistas precisam entender que além de estarem mais suscetíveis a ferimentos, necessitando sempre usar um capacete afivelado e adequado, a preferência deles nas ruas raramente é respeitada pelos carros. Sabe-se que, a cada dez acidentes que envolvem motos, três são fatais”, explicou o instrutor, que trouxe vídeos, desenhos e até mesmo histórias do dia-a-dia para ilustrar a importância de se dirigir com responsabilidade.
Ele também deu dicas aos pedestres, que estão ainda mais vulneráveis às surpresas no trânsito. “Antes de atravessar a faixa, a pessoa precisa pedir permissão ao motorista de carro, indicando com as mãos que precisa passar, e não simplesmente ir andando confiante para o outro lado da rua”, disse.
Há um projeto de Lei que tramita no congresso que prevê um aumento de 69% nos valores das multas de trânsito. Para Marcos Antônio, não se trata de uma solução, mas vai ajudar a diminuir as infrações no dia-a-dia.
“O motorista irá pensar duas vezes antes de parar em cima da faixa de pedestres e falar ao celular enquanto dirige”, afirmou. Porém, o problema ainda está nas brechas que a lei dá ao infrator, principalmente o que dirige embriagado. “Além de não ser obrigado a passar pelo teste do bafômetro, ele pode pagar uma fiança e ser liberado. O ideal seria diminuir essas possibilidades e utilizar o etilômetro, aparelho que mede a quantidade de álcool no sangue e emite provas de que a pessoa em questão realmente não está em condições de dirigir”, avaliou.
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