Câmara de Igarassu proíbe lixo do Recife

Projeto é do vereador vereador Ademar de Barros (PDT)/Foto divulgação

A Câmara de Igarassu promulgou a lei que proíbe o aterro da CTR-Pernambuco de receber lixo oriundo de outras cidades, dentre elas o Recife que após o fechamento do lixão da Muribeca passou a utilizar o local para o depósito, diário, de cerca de três mil toneladas de resíduos. A PL foi proposta pelo vereador Ademar de Barros (PDT) e aprovada de maneira unânime pelo Legislativo no dia 19 de julho. Entretanto, o não pronunciamento da prefeitura, passado o prazo legal de 15 dias do recebimento da documentação, levou à sanção tácita da lei.

Apesar da decisão da Câmara, o lixo do Recife continua seguindo para a CTR-Pernambuco, pois falta a Prefeitura de Igarassu enviar o comunicado oficial para a empresa, fazendo valer a nova lei. “Os vereadores estão esperando que a Prefeitura se posicione. Caso isso não aconteça e o comunicado não seja enviado em tempo hábil para a empresa responsável pelo aterro, nós faremos a denúncia ao Ministério Público”, disse o vereador Ademar.
A decisão dos vereadores se baseia em questões ambientais. O aterro está localizado na Usina São José a poucos metros do Rio Arataca, que complementa o abastecimento do Sistema Botafogo, responsável pelo fornecimento de água para cidades da Zona Norte e Região Metropolitana do Estado, como Abreu e Lima, Paulista e Recife. “A Lei de Preservação Ambiental estipula que a distância entre o aterro e o rio deveria ser de, no mínimo, três quilômetros, mas o aterro está a menos de 50 metros. Além disso, nas proximidades há uma região de Mata Atlântica”, falou Ademar de Barros.
O vereador também explicou que em pouco tempo, a quantidade de chorume (liquido putrefato que sai do lixo) despejado na água pode trazer prejuízos econômicos para a região. Isso porque parte do rio desemboca em uma maré que liga Goiana e Itapissuma e permite a subsistência de muitas famílias da região através da retirada e venda de frutos do mar.
Da Assessoria de Imprensa/Júlia Schiaffarino