Pernambuco inaugura o primeiro Laboratório de Probióticos do Brasil

Foto/Divulgação


Pernambuco ganhou o primeiro Laboratório de Probióticos e Fitoterápicos do Brasil – LPF, implantado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep/OS, sob a coordenação da empresa BioLogicus. No país não existem empresas ou laboratórios que garantam a certificação e produção de probióticos.

A parceria com o Itep, além de tornar o Instituto referência em probióticos, implicará no reconhecimento de uma empresa pernambucana de biotecnologia que se encontra entre as mais inovadoras do país, considerada de ponta na área.
Recentemente esse reconhecimento se tornou público com a aprovação do RHAE Facepe que é um programa de apoio a implantação de pesquisadores na empresa a custo zero, ou seja, o Governo de Pernambuco, juntamente com o CNPq está subsidiando uma equipe de pesquisadores mestres, para trabalhar na empresa durante dois anos, sem nenhum custo para a empresa. A BioLogicus foi uma das três empresas pernambucanas contempladas este ano e ganhou, por reconhecimento do mérito do projeto, a maior fatia da verba disponibilizada.

BIOLOGICUS® – Empresa de biotecnologia, que prima pelo respeito ao meio ambiente e com responsabilidade social, criada em 2004 pelo médico Djalma Marques e pela engenheira química Fátima Fonsêca e desde 2006 é participante do sistema de incubacão do ITEP – INCUBATEP; a BioLogicus® desenvolve produtos naturais à base de probióticos (alimentos, cosméticos e produtos dermatológicos); pesquisa a extração de bacteriocinas e outros metabólitos secundários dos probióticos, como insumos para fármacos e biofármacos. É conveniada com o ITEP para coordenar o primeiro laboratório de produção de probióticos do país, o Laboratório de Probióticos e Fitoterápicos. – LPF.

As bebidas a partir de frutas e probióticos são o resultado de pesquisas científicas realizadas em convênio com várias instituições oficiais: ITEP, UFP, CIP (Centro de Investigação Pesqueira de Cuba), UFRPE, Universidade Positivo de Curitiba, entre outras. O projeto da BioLogicus® recebe apoio da FINEP, FACEPE, do SEBRAE, CNPq, MCT, IEL e do ITEP, por meio da INCUBATEP.

Da Assessoria de Imprensa/Caderno 1